Attack on Titan: O que aconteceu entre a Aliança e os Yeageristas? Entenda o episódio 85 do anime

Capa da Publicação

Attack on Titan: O que aconteceu entre a Aliança e os Yeageristas? Entenda o episódio 85 do anime

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Em Attack on Titan, após a Aliança arquitetar um plano para tentar tomar uma aeronave sem derramar sangue, tudo deu errado para o grupo quando Floch anunciou que Armin, Connie, Mikasa e Jean são traidores de Eldia. Agora, os Yeageristas que tomaram o Porto da Ilha Paradis estão tentando a todo custo impedir que os membros da Aliança tenham acesso ao avião e concluam seu plano, mas isso envolve inúmeras tentativas de assassinato — mas a situação toda é um pouco mais complexa e detalalhada que isso.

No episódio 85 de Attack on Titan o Porto da Ilha foi tomado pela Facção Yeager na intenção de mantê-lo sob controle, aguardando o retorno de Eren após o Rugido da Terra ser concluído. Ao mesmo tempo em que tomaram o pier, eles dominaram o Clã Azumabito (os parentes distantes da Mikasa, do lado oriental de sua família), que foram feitos de reféns pois são os únicos especialistas em manutenção de aeronaves.

Floch mantendo os Azumabito sob seu controle após ameaçá-los.

Os Azumabito estavam com a posse de um avião construído especialmente para acompanhar o Rugido da Terra, porém, alguns pontos importantes envolvem esse avião. Se ele caísse nas mãos de inimigos da Facção Yeager ou de qualquer grupo que quisesse parar o Eren, seria muito arriscado.

Ainda assim, os yeageristas não podiam destruir o avião, já que com a destruição do mundo, recuperar a tecnologia vai ser um trabalho bem difícil, então é necessário manter alguns itens tecnológicos para facilitar o processo de reabitação da Terra. A destruição do avião seria um último recurso por causa disso, só ocorrendo se eles notassem que outro grupo tentaria tomar o avião. Nesse caso, os partidários de Eren explodiriam a aeronave sem perder tempo.

É justamente isso que a Aliança está tentando fazer: acessar a aeronave para ir atrás do protagonista e impedi-lo antes que seja tarde demais. Eles até planejaram uma tentativa de ter acesso ao avião sem precisar matar seus antigos companheiros, contando a história de que o Titã Carroceiro e o Blindado haviam matado Jean e Onyankopon e fugiram nadando pelo mar para alcançar Eren (o que obviamente é mentira).

Enquanto Floch pondera se Armin está ou não falando a verdade, a líder do Clã Azumabito o imobiliza e retira uma arma de fogo que estava em suas mãos, fazendo com que outros soldados que estavam de guarda tentassem matá-la. É nesse momento que Mikasa adentra a sala pela janela utilizando seu equipamento de locomoção e isso faz Floch compreender o que realmente estava acontecendo.

Momento exato em que Floch revela que os outros são traidores.

Sem perder tempo, o líder dos yeageristas escapa para fora do prédio e anuncia que os membros da Aliança traíram Eldia, ordenando que todos sejam mortos e fazendo com que o plano de Armin para não ferir ninguém fosse por água abaixo. Tudo sai do controle depois disso, com Annie e Reiner indo para o campo de batalha com seus respectivos Titãs, Mikasa e Jean lutando na parte interna do prédio e Armin e Connie passando por momentos difíceis enfrentando dois companheiros.

O derramamento de sangue a essa altura é inevitável. Armin acaba atingido por vários disparos de arma de fogo, Connie dispara e mata dois de seus companheiros enquanto chora compulsivamente por estar fazendo aquilo, e tudo isso é só o começo, pois mais soldados da Facção Yeager estão indo para cada uma das frentes de batalha e uma Guerra secundária no porto está prestes a estourar.

Mas o que você acha que vai acontecer? A Aliança vai conseguir realizar o plano de tomada do avião ou os Yeageristas vão conseguir impedir por estarem em maior número? Divide suas teorias com a gente nos comentários!

Confira também: