As Meninas Superpoderosas e Samurai Jack se passam no mesmo universo?
As Meninas Superpoderosas e Samurai Jack se passam no mesmo universo?
Essa é uma das maiores teorias dos fãs!
O Cartoon Network foi responsável por educar uma geração de teóricos da internet. Desde especulações sobre Ash estar em coma desde o primeiro episódio de Pokémon, até Frankie ser a amiga imaginária de Madame Foster em A Mansão Foster para Amigos Imaginários, diversas produções se tornaram o “Mephisto de Wandavision” para algumas crianças. E entre tantas teorias, uma se destaca pela sua complexidade, a de que As Meninas Superpoderosas e Samurai Jack se passam no mesmo universo.
Criado por Craig McCraken em 1998, o desenho das heroínas Florzinha, Lindinha e Docinho conquistou o público com seu design simples, mas colorido. Enquanto isso, alguns anos mais tarde, em 2001, Genndy Tartakovsky lançava Samurai Jack, produção com mesmo estilo simplificado, mas com uma narrativa complexa, adulta e, em grande parte, silenciosa.
As teorias ao redor das duas obras se passarem no mesmo universo tem como base, principalmente, o estilo das animações. Professor Utônio, por exemplo, possui o mesmo formato do rosto de Jack. Outras semelhanças vão desde outdoors presentes em ambos os desenhos e a silhueta de uma cidade presente em Samurai Jack que, por sua vez, é similar a de Townsville.
Essas semelhanças alimentaram durante anos a teoria de que ambas as histórias se passam no mesmo universo. Entre algumas ramificações, a principal teoria sugere que Utônio deu vida a Aku, vilão de Samurai Jack, após a descoberta do Elemento X, substância que criou o Macaco Louco e as Meninas Superpoderosas.
Procurando uma forma de espalhar o caos onde não tivesse um adversário a altura, Aku teria volta no tempo. O plano do vilão incluiria também tomar controle sobre a linha genealógica de Utônio, o que explica a semelhança entre Jack e o Professor.
Segundo a teoria, ao encontrar o samurai, único ser capaz de destruí-lo, Aku o mandaria para o futuro. Por conta deste pequeno paradoxo, o futuro no qual Jack se encontra inclui uma Townsville devastada, uma vez que, nessa linha temporal, Florzinha, Lindinha e Docinho nunca existiram e Aku reinou sobre toda a Terra.
Qual é a verdade por trás dessa teoria?
Mesmo com as evidências visuais, o problema dessa teoria é que nenhum dos criadores a confirmou. Em 2015, durante uma sessão de perguntas e respostas no Twitter, Craig McCraken respondeu um fã sobre a veracidade dessa história.
Craig foi direto, dizendo que “é tudo mentira”.
.@Goatsaurus Nope all lies.
— Craig McCracken (@CrackMcCraigen) June 16, 2015
Já Genndy Tarkovsky, em 2012, foi ainda mais seco quando foi perguntado em uma sessão no Reddit. Nela, o criador de Samurai Jack e diretor de Hotel Transilvânia respondeu um simples “Não”.
Entre negação e aceitação sobre os fatos, os fãs continuaram um debate extenso sobre o assunto na plataforma. A principal explicação para as semelhanças presentes nas duas produções foi o corte orçamentário, além de mesmos indivíduos trabalhando em ambas as equipes de desenvolvimento.
Sendo ou não uma forma de economizar dinheiro ou ideias, a verdade é que ambas as animações ganhariam um contexto ainda mais interessante se compartilhassem o mesmo universo.
Para os que querem conferir a semelhança entre as séries, As Meninas Superpoderosas e Samurai Jack estão disponíveis na HBO Max.
Aproveite e continue lendo: