As Aventuras de Jackie Chan: O que significa o mantra “O Mo Bu Gai Fei Di Tal” do Tio?

Capa da Publicação

As Aventuras de Jackie Chan: O que significa o mantra “O Mo Bu Gai Fei Di Tal” do Tio?

Por Junno Sena

Sendo um dos marcos de As Aventuras de Jackie Chan, o mantra “O Mo Bu Gai Fei Di Tal” do Tio Chan sempre foi motivo de dúvidas. Com uma planta em uma mão e pulando em um pé só, o Tio entoava as palavras buscando resolver seus problemas, esperando que o mal fosse embora, mas, você sabe o que significam essas palavras?

Na verdade, o mantra é um pouco diferente do que os espectadores brasileiros provavelmente entendiam, com a forma correta vinda do cantonês sendo Yu Mo Gui Gwai Fai Di Zao”. Utilizado para exorcismos, combater energias e outras formas de magia, localizar animais nobres, transferência de chi de demônios e humanos, além de criar portais, as palavras do avô de Jackie, significam, literalmente:

“Espíritos, demônios, fantasmas, monstros, vão embora rapidamente!”, ou também: “Demônios malvados e espíritos malévolos, vão embora!”

Cena de As Aventuras de Jackie Chan.

É importante sinalizar que a tradução coloca esses espíritos como demônios e, esse não é, necessariamente, o seu significado. Com a disseminação do catolicismo, diversas culturas tiveram seus espíritos com intenções malignas resumidos na categoria “demônios”.

No caso da frase do Tio Chan, provavelmente, teria ligação com os Yaoguai, Yamo ou Yaojing, que em algumas traduções tomaria o significado de “demônio”, “espírito”, ou “sedutor”. Mas todos enquadrados nessa classe de criaturas sobrenaturais da mitologia chinesa.

Mesmo com essas divergências devido a tradução, a verdade é que as palavras do ancião sempre davam resultado. Nem sempre o esperado, mas em alguns momentos, era a carta na manga para, por exemplo, retirar um espírito maligno do corpo de Jade.

Leia também: