Artistas de efeitos visuais estão se recusando a trabalhar com a Marvel
Artistas de efeitos visuais estão se recusando a trabalhar com a Marvel
Vários artistas falaram sobre as demandas dos efeitos visuais nos filmes e séries da Marvel Studios
Não é de hoje que os fãs reclamam dos efeitos visuais nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, porém, recentemente as reclamações tem ficado cada vez maiores. Seja na cena de Yelena Belova em Viúva Negra, o fundo de uma cena importante de Thor: Amor e Trovão, sem falar em todo o trailer de Mulher-Hulk, é notável que a qualidade está caindo, e agora, vários artistas que trabalham criando efeitos visuais estão reclamando e dizendo como é trabalhar para a Marvel.
As histórias começaram em um grupo de efeitos visuais no Reddit, o r/VFX, em uma discussão intitulada “francamente, estou cansado de trabalhar em séries da Marvel”. Lá vários artistas compartilharam histórias sobre os prazos de entrega e demandas da Marvel Studios, inclusive com alguns dizendo que se recusavam a trabalhar com o estúdio, além de apontar que ele possui o “pior gerência de efeitos visuais por ai”.
Nas respostas da discussão – em que o usuário Independent-Ad419 falou sobre sua frustração em trabalhar para o estúdio, criticando como a metodologia da Marvel é uma das piores da indústria e sobre como eles sempre decidem alterar e adicionar coisas muito em cima do prazo de entrega – vários outros artistas de efeitos visuais falaram sobre suas experiências com a Marvel Studios.
A maior parte das alegações contra a Marvel são sobre como a companhia não tem uma ideia fixa do que vai fazer em seus projetos, de forma que os efeitos visuais estão em constante mudança, com a maior parte deixando claro que mesmo sendo o maior universo cinematográfico do cinema, não vale a pena trabalhar sob as condições impostas.
Algumas das principais respostas diziam: “Em Thor, eles pediram uma pequena sequência completa 2 ou 3 semanas antes do prazo final”, disse samvfx2015. Já Mickeym00m00 repetiu algo dito por vários outros artistas: ele pediu para não trabalhar em projetos da Marvel: “Eu pedi para não trabalhar em filmes e séries da Marvel. Infelizmente, eles estão se tornando nosso maior cliente. Eles esperam uma variedade gigante de opções para que eles possam mudar de ideia três vezes ou mais”.
Porém, não são todos que conseguem “fugir” do cliente. Como a Marvel Studios contrata empresas terceirizadas de Efeitos Visuais para trabalhar nos filmes, nem sempre os funcionários podem escolher não trabalhar em determinados projetos. “Faz quase três anos que estou direto na Marvel. bem-vindo ao sétimo círculo do inferno”, disse outro usuário, com outro concordando e dizendo que trabalhar para a empresa se tornou um “buraco negro de privação de sono e dieta ruim”.
O usuário Raistlinuk também falou sobre sua experiência, “Levei quase seis meses para me recuperar do crunch de WandaVision. Não vale a pena. Não quando existem projetos melhor administrados que são tão bons quanto por ai”. O “crunch”, ao que ele se refere é uma prática cada vez mais comum em que desenvolvedores de jogos e efeitos visuais são submetidos a uma cultura tóxica de trabalho extremo para cumprir prazos e trabalhar horas extras sem receber por isso.
Como a Marvel irá lidar com as críticas ainda não sabemos, porém não é de hoje que está claro que o estúdio não está fazendo um bom gerenciamento e supervisão de seus efeitos visuais, mas principalmente, não está oferecendo boas condições de trabalho para os técnicos que trabalham para o estúdio criando a maior parte de seus visuais.
Confira também: