Artista critica Marvel por fazer alteração em suas ilustrações para nova HQ de Elektra

Capa da Publicação

Artista critica Marvel por fazer alteração em suas ilustrações para nova HQ de Elektra

Por Chris Rantin

Vez ou outra, alterações precisam ser feitas sobre as artes originais de uma HQ. Quando isso acontece, os artistas são notificados pelas editoras, tendo a chance de refazer alguns painéis ou aprovar as alterações feitas sobre suas artes. Isso, no entanto, não aconteceu com Greg Smallwood, que teve seu trabalho severamente modificado pela Marvel, sem seu consentimento ou autorização, em um quadrinho da Elektra.

Greg Smallwood é um escritor e artista famoso por seus trabalhos como Cavaleiro Da Lua, da Marvel, e Alvo Humano, da DC Comics. Atualmente, ele tem trabalhado na série antológica focada em Elektra, sendo o responsável pela história e arte da segundo edição. Elektra: Black, White & Blood também conta com o trabalho de Al Weing, Peter David, Rod Reis e Greg Land.

O problema aconteceu justamente na segunda edição de Elektra. Como ele contou em seu twitter, a Marvel acusou que algumas de suas artes necessitava de algumas mudanças para que ficasse “dentro da tolerância para uma melhor representação dos personagens asiáticos”.

O artista, que estava lidando com questões familiares, chegou a fazer as alterações nas artes que a Marvel havia sinalizado. Contudo, a editora não visualizou seu novo trabalho, optando por fazer correções nas artes de Smallwood sem a autorização dele. O resultado, como ele compartilhou, ficou bizarro.

Smallwood disse:

“Fico triste em dizer que, sem minha aprovação, a Marvel tentou ‘corrigir’ diversos painéis da minha arte na segunda edição de Elektra: Black, White & Blood antes de mandar para a impressão. Não foram grandes mudanças, mas eu realmente não gosto quando minha arte é adulterada. 

 

Arte original VS Arte “corrigida” pela Marvel

Para resumir a história: Dois meses depois que finalizei minhas páginas, fui informado por meu editor que [o departamento de] Práticas e Valores da Marvel pediram que eu redesenhasse vários dos meus painéis, para que eles ficassem ‘dentro da tolerância para uma melhor representação dos personagens asiáticos’.

Arte dele vs Arte da Marvel

Minha esposa e eu estávamos esperando nossa segunda criança na semana seguinte, e eu estava correndo para finalizar uma edição de HT [Alvo Humano] antes do parto. Então eu disse para a Marvel que eu não teria tempo para fazer as mudanças, mas que eu estaria perfeitamente tranquilo com eles retirando a história por questões de sensibilidade. 

Fui informado que não havia a opção de removerem minha história e que, se eu não pudesse fazer a revisão, a equipe da Marvel iria ‘melhorar’ minhas páginas no meu lugar. Eu deixei claro que eu não queria ninguém tocando na minha arte, então eu larguei tudo que estava fazendo e imediatamente retrabalhei todos os painéis que foram sinalizados. 

 

Infelizmente, eu acabei de descobrir ontem, que o pessoal da Marvel nem se preocupou em usar minha nova arte. Ao invés disso, eles imprimiram suas próprias páginas revisadas. Nem foi dada uma chance para que eu fizesse novas revisões ou aprovasse as alterações feitas pela editora. 

 

Eles também tentaram cobrir nudez parcial, o que resultou nessa bagunça. Novamente, eram coisas que eu estava disposto a corrigir.

Arte dele vs Arte corrigida

Só queria que vocês soubessem disso tudo, porque é o meu nome que está no quadrinho, mas eu estou muito incomodado com a maneira que isso ficou.” 

Logo em seguida, Devin Lewis, editor da Marvel, se pronunciou sobre o ocorrido e confessou que houve um problema de comunicação. Ele também destacou que a arte será alterada na versão digital e em novas republicações.

“Sinto muito, Greg, nós somos os responsáveis por esse erro. Houve um problema de comunicação com um email da minha parte, como nós falamos ontem. Já posso te garantir que vamos usar suas páginas nas edições digitais e em qualquer outra republicação e coleções.” 

A polêmica segunda edição de Elektra: Black, White & Blood já está disponível nas bancas americanas. Não há data para a publicação desta HQ no Brasil.

Veja também: