Amanda Bynes, de Ela é o Cara, recupera autonomia sobre sua vida com fim de tutela
Amanda Bynes, de Ela é o Cara, recupera autonomia sobre sua vida com fim de tutela
Atriz esteve sob tutela por quase uma década
Amanda Bynes se tornou uma atriz de grande popularidade nos anos 2000, participando de filmes e séries voltados para a comédia como Ela é o Cara, Hairspray e A Mentira. Em meio à sua ascensão, a atriz passou a ser tutelada por seus pais em 2013, e quase dez anos depois, ela finalmente recuperou sua autonomia legalmente este ano (via Variety).
O pedido dos pais de Bynes pela tutela ocorreu após um evento no qual a atriz teria supostamente colocado fogo em uma calçada, sendo internada involuntariamente em uma instituição psiquiátrica em seguida. A mãe dela, Lynn Organ, se tornou a responsável legal pela vida de Bynes desde então, tendo controle total sobre suas finanças, lugares onde ela estaria, e até mesmo suas atividades diárias.
Nos anos seguintes, a atriz utilizou sua conta no Twitter para acusar seu pai de abuso, depois afirmando que as acusações eram falsas e causadas por um microchip em seu cérebro. Ela voltou a ser internada em uma instituição psiquiátrica, revelando ter sido diagnosticada com Transtorno Bipolar. Em 2018, ela revelou em uma entrevista que possuía uma relação difícil com drogas desde a adolescência, e desde 2020, a atriz estava em uma instituição que cuidava de mulheres com diversos problemas.
Em abril deste ano, Bynes abriu um processo para terminar a tutela, tendo apoio de sua mãe e psiquiatra para isso. O resultado veio agora, em uma sessão que durou apenas cinco minutos antes de o juiz determinar que “A tutela não é mais necessária ou exigida, e assim, a petição para seu fim foi garantida.”
Não houve qualquer objeção à decisão, e o psiquiatra também deu um parecer favorável à Bynes, dizendo
“[Bynes] não tem nenhuma deficiência aparente em relação à estar alerta, atenção, processar informação, ou habilidade de controlar emoções, e não sofre de nenhuma perturbação mental.”
O advogado de Organ, a mãe de Bynes, afirmou que a tutela sempre foi pensada como algo temporário. Assim, o pronunciamento afirma que eles estavam “empolgados e orgulhosos de Amanda” por ter conseguido trabalhar duro para chegar a este ponto. A atriz não esteve presente na sessão.
Atualmente, Bynes é graduanda no Fashion Institute of Design and Merchandising. Apesar de não descartar a possibilidade de voltar a atuar, seus planos giram em torno de lançar uma linha de roupas ou fragrâncias. Seu último papel foi em A Mentira, filme de 2010 no qual ela atuou ao lado de Emma Stone.