Akatsuki: A história e a origem do grupo de vilões de Naruto
Akatsuki: A história e a origem do grupo de vilões de Naruto
Como surgiram os ninjas renegados mais amados de Naruto?
Naruto é uma obra repleta de personagens marcantes e que ganharam o carinho dos fãs, mas se tem um grupo que cativou o público é a Akatsuki. Uma organização criminosa formada por ninjas renegados de diversas aldeias, mas com um objetivo misterioso por trás de seus feitos… Você com certeza já viu suas nuvens vermelhas, seja no anime ou fora dele, mas você sabe como essa organização surgiu? A gente te conta!
- O que é a Akatsuki?
- A Primeira Formação da Akatsuki
- Pain no comando da Akatsuki
- A verdadeira origem da Akatsuki
O que é a Akatsuki?
Antes de falarmos sobre sua origem, que tal entender o que é a Akatsuki em Naruto? Caso você já saiba como esse grupo funciona, pode pular para o próximo tópico!
Quando a Akatsuki é apresentada na história, é apenas um grupo formado por shinobis renegados que trabalham como mercenários em missões secretas para alguns países do Mundo Ninja. Contudo, isso é apenas um meio de conseguir fundos para se manterem, pois o verdadeiro objetivo do grupo é revelado mais adiante: capturar todos os Jinchuuriki para extrair deles suas Bijuus, as Bestas de Cauda.
Socialmente e politicamente falando, a Akatsuki era vista pelos países como uma organização muito perigosa, pois além de agir nas sombras, tinham membros que faziam parte da elite shinobi de cada nação. Mas mesmo que a formação final seja a mais conhecida, ela já teve algumas outras bem diferentes…
Na primeira versão, o grupo era formado por ninjas que trabalhavam para melhorar a vida das cidades que eram atingidas por guerras shinobi, em especial a Terceira Guerra Mundial Ninja, que assolava o mundo neste período. Já a última versão do grupo (e a mais conhecida), visava começar mais uma guerra entre as nações. Ou seja: a Akatsuki já possuiu vários significados e objetivos.
A Primeira Formação da Akatsuki
É aqui que tudo começou, essa é a primeira versão da Akatsuki, que estava sendo liderada por Yahiko.
Criada por órfãos do País da Chuva da Terceira Guerra Mundial Ninja, esse é um grupo que não tinha nada a ver com vilões. Na verdade, eles buscavam ajudar os países atingidos pelas guerras shinobis. Três jovens deram início a Akatsuki: Yahiko, Nagato e Konan, que começam a iniciativa depois que seu treinamento com Jiraiya terminou.
Em pouco tempo a fama do grupo se espalhou entre as regiões afetadas pela destruição. Nagato teve um papel fundamental nessa primeira fase do grupo, pois foi depois de presenciar seu Rinnegan despertar que Yahiko acreditou que seu amigo seria o salvador do mundo, o que acabaria com todo o ciclo de guerra.
Então a Akatsuki do começo tinha como um de seus objetivos seguir Nagato em sua jornada para ajudá-lo a tornar possível a construção desse novo mundo de paz em meio a ajuda que ofereciam aos países afetados pela guerra.
Pain no comando da Akatsuki
Mas Yahiko acaba morrendo tragicamente e é depois disso que Nagato assume a liderança da Akatsuki, trazendo a primeira distorção de objetivo causado pelo ódio do rapaz ao mundo shinobi, afinal foi esse mundo que lhe tirou seu país, sua família e seus amigos.
E assim a Akatsuki passou a recrutar ninjas renegados, com o grupo começando a trabalhar como mercenários para adquirir poder e recursos financeiros. O objetivo do Nagato agora é o de atingir o mundo shinobi com um massacre tão violento e incomparável que geraria medo na população e cessaria as guerras por um período de tempo, trazendo a paz a partir da dor.
Mas se você assistiu Naruto, sabe que Pain acabou sendo manipulado por Obito. Nagato foi levado a caçar as Bijuus e seus Jinchuurikis, acreditando que um grande poder seria alcançado quando estivesse sob a posse de todas as Bestas de Cauda.
A verdadeira origem da Akatsuki
Em Naruto, existe um uma árvore conhecida como Árvore Divina e, com os poderes do Fruto, Kaguya Otsutsuki alcançou um nível praticamente divino e começou a comandar o mundo humano utilizando o Tsukuyomi Infinito.
Ela também acabou realizando inúmeros sacrifícios para essa Árvore Divina, afim de coletar mais chakra e criar um exército de seres obedientes e poderosos (que nós conhecemos depois como os Zetsus Brancos). Por isso, Hagoromo e Hamura – seus filhos – se voltam contra sua mãe e conseguiram selar a Deusa Coelho.
Mas, antes de ser selada, Kaguya deixou na Terra uma “manifestação física da sua vontade”, como um avatar de seu rancor por tudo o que passou. Esse ser passou despercebido por Hagoromo e Hamura, se esgueirando pela Terra e dedicando sua vida à planejar o retorno de Kaguya. Esse é ninguém menos que o Zetsu Negro.
Aliando-se a um dos soldados criados pela Árvore Divina (formando assim o Zetsu meio branco e meio negro), Zetsu passa sua vida tentando influenciar de forma sutil as pessoas para que gerem conflitos que possam trazer Kaguya de volta. Como Hagoromo absorve a Árvore Divina, depois de selar Kaguya, e divide seu poder entre as Bestas de Cauda, a missão do Zetsu se torna ainda mais difícil: reunir todas as Bijuus.
Zetsu então passou anos de sua vida buscando alguém que fosse forte o suficiente – e manipulável – para começar a traçar o caminho da ressurreição de Kaguya. Ele vê suas esperanças ganhando forma quando conhece Madara Uchiha, um dos maiores ninjas de todos os tempos (porém cego por sua ambição, inveja e ódio).
Então: o objetivo original da Akatsuki vem do Zetsu, tentando trazer Kaguya Otsutsuki de volta. Para que isso aconteça, ele manipula Madara, que manipula Obito, que manipula Nagato e que, enfim, começa a capturar os Bijuus e alimentar a Estátua do Demônio Exterior.
Confira também: