Por que o Akamaru é o único cachorro de Naruto que não fala?

Capa da Publicação

Por que o Akamaru é o único cachorro de Naruto que não fala?

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Em Naruto, seja no anime Clássico ou no Shippuden, nós conhecemos inúmeros criaturas ninjas, sejam eles animais normais ou derivados de invocações. Sapos, cobras, lesma, tartaruga, macaco, cachorros… Todos possuem uma coisa em comum: a capacidade de falar. Porém, o cãozinho Akamaru, principal animal de toda a franquia, nunca falou com seu dono, o Kiba. Mas qual o motivo disso? É o que vamos te contar!

Quem é Akamaru?

O dia em que Kiba ganhou o Akamaru de sua mãe

Akamaru é um cãozinho que aparece pela primeira vez em Naruto Clássico ao lado de seu mestre (e melhor amigo), Kiba que o ganhou de sua mãe quando estava na academia ninja. Pelo que Kiba conta, o primeiro contato dos dois foi bem engraçado, afinal Akamaru urinou em seu rosto arrancando muitas risadas da mãe e irmã de Kiba, mas logo depois os dois se tornaram inseparáveis.

Kiba treinou Akamaru desde muito filhote para que o cachorro se tornasse um cão-ninja, afinal o clã Inuzuka é extremamente conhecido por seu treinamento com cães. No Naruto Clássico, nós já vemos os dois trabalhando em equipe durante o Exame Chunnin e depois durante a missão para ir atrás do Sasuke. Akamaru sempre se mostrou muito fiel ao seu dono e seu temperamento segue o que Kiba está sentindo.

Na história, Akamaru aparece como um filhotinho que Kiba leva para todo o lugar, carregando o cão dentro de seu casaco. Fora do combate, ele aparenta ser um pet bem simpático, que sempre late concordando com seu dono e frequentemente aparenta estar sorrindo com sua língua para fora.

Porém, quando está no campo de batalha seu comportamento muda completamente e desde pequeno ele já sabia ser ameaçador, principalmente quando utilizava o Clone da Besta Humana para assumir a forma de Kiba, mas com uma expressão muito mais feroz e selvagem.

Após Naruto retornar para a Vila depois de 3 anos, vemos Akamaru novamente, mas dessa vez de um jeito completamente diferente. O cãozinho que antes era pequeno e fofinho, agora cresceu consideravelmente e consegue até mesmo carregar Kiba em suas costas.

Mas sua mudança não foi só física, Akamaru agora é um cão-ninja super treinado, pois ao ver que Naruto passou 3 anos fora para treinar com Jiraiya, Kiba não quis ficar para trás e treinou muito com seu parceiro também.

Quais são as habilidades de Akamaru?

Akamaru em Naruto Shippuden, muito maior do que antes

As habilidades de Akamaru estão diretamente ligadas aos seus instintos, que foram aprimorados com seu treinamento. Olfato, audição e todos seus outros sentidos foram desenvolvidos no treinamento, permitindo que o cachorro consiga sentir o cheiro de chakra, por exemplo, conseguindo medir a força de seu oponente e comunicar isso para Kiba.

Clone da Besta Humana é o primeiro ataque que vemos a dupla usando em conjunto, onde Akamaru toma a forma de Kiba durante sua luta contra Naruto no Exame Chunnin, mas eles também conseguem se fundir e se tornar uma única entidade aumentando seu poder de ataque. Uma técnica um pouco mais nojenta é a Marcação Dinâmica, onde Akamaru urina em seu oponente para que ele e Kiba possam o localizar com facilidade através do cheiro.

Além disso, Akamaru se provou ser ótimo em criações de armadilhas. O vemos montando algumas com a utilização de papéis bomba enquanto Kiba se encarregava de outras funções.

Por que Akamaru não fala?

Kiba poderia ter ensinado Akamaru a falar desde essa época

Essa é uma dúvida muito recorrente entre os fãs, mas Masashi Kishimoto não ligou em respondê-la, então o que temos de informações são apenas especulações.

No universo de Naruto muitos animais possuem a capacidade de falar, a grande maioria que consegue esse feito são animais derivados de invocação. Os cachorros do Kakashi, por exemplo, costumam se comunicar seja com seu “dono”, entre si ou com outras pessoas. Levando em conta o que acontece na história, isso nos leva a entender que apenas animais que firmam acordos para serem invocados tem a habilidade de falar.

Akamaru não é uma invocação, mas sim um cão normal, o que pode ser um ótimo caminho para explicar a sua falta de fala. Porém, complicando essa teoria, temos a existência de Kuromaru, o cão de Tsume Inuzuka, a mãe de Kiba. Kuromaru fala perfeitamente, mas não foi informado nada sobre este ser um animal fruto de uma invocação, então essa possibilidade é bastante improvável.

Se Kuromaru é um cão normal e consegue falar, por que Akamaru não consegue? É possível que nem todo animal esteja predisposto a aprender a falar, ou talvez Kiba nem tenha se preocupado em ensinar Akamaru a falar, afinal ele já entende tudo o que seu cachorro diz através de latidos — e Akamaru, por sua vez, também consegue compreender tudo o que Kiba e os outros dizem. Como já entendia seu companheiro desde filhote, ele pode não ter visto a necessidade de ensiná-lo a falar para que ambos conseguissem se conversar utilizando palavras, afinal já se comunicam muito bem.

Mas e você, o que acha dessa possibilidade? Concorda ou discorda desses argumentos? Conhece alguma teoria que faz mais sentido? Divide tudo com a gente nos comentários!

Confira também: