A Verdade de Fullmetal Alchemist: Conheça o conceito por trás do misterioso personagem do anime e mangá

Capa da Publicação

A Verdade de Fullmetal Alchemist: Conheça o conceito por trás do misterioso personagem do anime e mangá

Por Flávia Pedro

Fullmetal Alchemist é uma obra amplamente conhecida por sua ótima construção no geral, desde narrativa, roteiro e evolução dos personagens. Mas dentre todos os que acompanhamos nessa jornada alquímica, a Verdade com certeza é um dos seres mais emblemáticos e misteriosos desse universo, tendo um conceito interessante por trás de sua representação. Bora conhecer mais sobre ele?

Quem é a Verdade de Fullmetal Alchemist?

A Verdade

A Verdade funciona como um Deus no universo de Fullmetal Alchemist, afinal, segundo a própria história, ela foi a responsável pela criação da lei da Troca Equivalente (a única regra da alquimia), além da polêmica Transmutação Humana tão almejada ao longo dos episódios. Também é dito que ele é o universo inteiro, assim como o mundo e também o tudo.

Sim, muito filosófico… Ele carrega um conceito próprio e até complexo que vamos tentar aprofundar a partir de agora!

Personagem de Fullmetal Alchemist

Ele sempre é visto com um sorriso em seu rosto, mas sua aparência é bem peculiar. Ele não veste roupas, nem mesmo possui características visuais. A verdade é todo branco, um vazio, apenas uma existência sem rosto. Contudo, ele vai tomando aspectos físicos de seus visitantes toda vez que cada um deles escolhe “conhecer a verdade” em troca de alguma parte do corpo (que normalmente é importante para a pessoa em questão).

É por essa “troca” entre o conhecimento de toda a verdade por partes do corpo que a Professora Izumi se torna incapaz de engravidar, Ed perde seu braço e sua perna e Al perde seu corpo inteiro. Todos cometeram o mesmo erro: tentar realizar a Transmutação Humana.

A Verdade aparenta se achar um ser superior aos humanos, o que é real, mas, apesar disso, não demonstra desprezo pelos humanos. Sobre seu passado ou sua história, nada é revelado. O que sabemos sobre ele é o que nos foi dito a cada visita de outros personagens ao Portão da Verdade, cujo ele é o guardião.

Suas habilidades e poderes também não foram revelados, contudo em certas cenas, é possível vê-lo utilizando longos braços pretos para puxar visitantes para dentro do Portão da Verdade, algo bem semelhante a habilidade do homúnculo Orgulho.

Portão da Verdade

A Verdade e Edward Elric no Portão da Verdade

Quando um alquimista tenta realizar uma Transmutação Humana, ele é levado diretamente para dentro deste portão, onde ele tem acesso a toda a verdade sobre alquimia. É um conhecimento absoluto, mas é cobrado algo em troca disso: braços, pernas, órgãos internos, visão… A barganha varia de pessoa para pessoa.

É revelado que esse Portão existe dentro de cada humano e a Verdade o considera uma das coisas mais importantes que os humanos possuem, prova disso é que Ed consegue trocar o seu conhecimento adquirido pelo corpo de seu irmão mais novo, Al.

A filosofia através do personagem

A Verdade

A Verdade se apresenta de forma bem clara para Edward Elric, dizendo o seguinte ao garoto:

“Eu sou o que você chama de mundo. Ou talvez o universo, ou talvez Deus, ou talvez verdade, ou talvez tudo, ou talvez um… E eu também sou você. Bem-vindo, tolo ignorante que não conhece o seu próprio lugar.” 

Repare bem nessa frase, afinal, ela diz muita coisa! Se a Verdade é o mundo, significa que ele é tudo aquilo que conhecemos e dizer que é o universo só amplia ainda mais essa escala. Ele ainda se intitula Deus, o grande criador de todas as coisas e aquele que está acima do bem e do mal.

A Verdade está além da compreensão humana, estando no imaginário do desconhecido, o que causa curiosidade e temor. Sua apresentação quando é inserido na história é genial, apesar de curta. Ele deixa claro em suas falas que, apesar de ser um Deus, ele também é “você” (ou, nesse caso, o Ed), trazendo a filosofia de que Deus está dentro de cada humano, assim como o conhecimento e as consequências por seus atos.

Mas e você, o que acha da Verdade? É um personagem que te agrada ou você nunca tinha parado para pensar nele dessa forma? Divide com a gente nos comentários!

Confira também: