A Casa do Dragão: Entenda a relação de Rhaenyra e Criston Cole
A Casa do Dragão: Entenda a relação de Rhaenyra e Criston Cole
A princesa e o cavaleiro ficaram mais próximos na série, mas como exatamente é a relação entre eles?
O terceiro episódio de A Casa do Dragão deu um tempo à sós para a princesa Rhaenyra e sor Criston Cole, agora já um cavaleiro juramentado da Guarda Real. Escolhido pela princesa para a função, logo fica claro que existe uma certa afeição entre os dois. Mas qual exatamente é a relação entre eles, e como ela se desenvolve nos livros?
Apesar da diferença de idade entre os personagens na série e a versão literária, Rhaenyra e Criston Cole se conhecem da mesma forma em ambas as versões. O cavaleiro rouba a cena ao participar de um torneio no qual vence o príncipe Daemon, utilizando a prenda da princesa para indicar ter o favor dela.
Depois, é por causa de Rhaenyra que Criston é escolhido para a Guarda Real, já que ele vem de uma família de pouco prestígio, e não era filho de um lorde, e sim de um intendente. Em Fogo e Sangue, obra de George R. R. Martin focada nos Targaryen, é indicado que ele não só passou a proteger a família real, como se tornou o protetor pessoal da princesa.
O livro também indica que houve algum envolvimento romântico entre eles, embora não fique claro se o interesse partia apenas de Rhaenyra, ou se o cavaleiro retribuía sua afeição. Uma das versões sugere que Cole rejeitou as tentativas dela de seduzi-lo, enquanto outra indica que foi ela quem o rejeitou quando ele propôs que os dois abandonassem a corte e fugissem juntos. De qualquer forma, eles acabam tendo um desentendimento terrível, que não só os afasta temporariamente, como acaba com qualquer proximidade que eles tinham antes.
Cole não só se torna um apoiador de Aegon, filho de Alicent, se tornar herdeiro no lugar de Rhaenyra, como tem papel fundamental em coroar o príncipe, ganhando até o apelido de “Fazedor de Reis” posteriormente. Todo seu carinho pela princesa é deixado de lado, e ele parece passar a odiá-la, se tornando um de seus piores inimigos. Além disso, ele acaba se tornando o escudo juramentado da rainha, sendo o protetor pessoal dela.
Rhaenyra o substitui com sor Harwin “Quebra-Ossos” Strong. O cavaleiro, filho do Mestre das Leis de Viserys I, Lyonel Strong, chega até mesmo a se acusado de ser o verdadeiro pai dos filhos da princesa.
Não é possível ter certeza do caminho que a série tomará com os dois, mas o episódio 3 deixa claro que a proximidade entre eles começou a ser estabelecida, e é provável que um elemento de romance acabe surgindo. Como essa história irá se desenrolar, no entanto, é uma questão para os próximos episódios.
A Casa do Dragão ganha novos episódios aos domingos, às 22 horas, na HBO e HBO Max.
Veja também: