A Casa do Dragão: Público reclama de cenas escuras demais e HBO defende ‘escolhas criativas’

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: Público reclama de cenas escuras demais e HBO defende ‘escolhas criativas’

Por Melissa de Viveiros

A Casa do Dragão se tornou alvo de reclamações do público após seu sétimo episódio, que estreou no domingo (2). O grande problema foram cenas extremamente escuras, que teriam impossibilitado os espectadores de ver o que estava acontecendo. A HBO, porém, não reconheceu as reclamações como um problema, e defendeu as cenas como “escolhas criativas intencionais”, de acordo com a Variety.

Game of Thrones já recebeu críticas semelhantes no passado, que atingiram seu ápice durante a última temporada, principalmente com o episódio The Long Night. O episódio, assim como o episódio 7 de House of the Dragon, tiveram direção de Miguel Sapochnik, que também era co-showrunner da série até deixar a produção no fim de agosto.

Os fãs começaram a reclamar nas redes sociais, expressando sua frustração em não conseguir ver direito o que estava acontecendo nas cenas. Alguns inclusive começaram a reclamar diretamente para os perfis da HBO Max no Twitter. Em resposta, a HBO Max Help, conta do suporte da plataforma de streaming, defendeu a falta de iluminação das cenas, escrevendo:

“Nós agradecemos a você por entrar em contato sobre a cena noturna do episódio 7 de A Casa do Dragão aparecer escuro na sua tela. A iluminação diminuída dessa cena foi uma decisão criativa intencional.”

Daemon (Matt Smith) e Viserys (Paddy Considine) no episódio 7 de A Casa do Dragão. (Reprodução: HBO)

Anteriormente, Sapochnik falou sobre as críticas ao episódio de GoT que dirigiu ser muito escuro, explicando sua decisão como proposital para criar a atmosfera necessária:

“Fazia sentido que essa fosse a última esperança da humanidade, o último farol da luz, e da perspectiva de onde precisávamos que a história chegasse — que era alcançar um clímax surreal e caótico –, precisávamos de uma ambientação que fosse amigável a isso,” Ele disse. “Então todas as razões para isso estavam lá, e ninguém sentou e pensou se ficaria escuro demais.”

Desta vez, o diretor não comentou sobre a situação até o momento. Além deste episódio, Sapochnik dirigiu o primeiro e o sexto episódios da série. Apesar de não ser um dos showrunners da produção na já confirmada segunda temporada, ele continuará tendo o cargo de produtor executivo do projeto.

A Casa do Dragão está disponível na HBO e HBO Max.

Veja também: