A Casa do Dragão: Paddy Considine fala sobre o destino de Viserys na série

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: Paddy Considine fala sobre o destino de Viserys na série

Por Melissa de Viveiros

Atenção: Alerta de Spoilers!

A Casa do Dragão chegou ao seu oitavo episódio, trazendo um capítulo trágico para o rei Viserys. Completamente cadavérico, o monarca interpretado por Paddy Considine mal tem noção do que acontece ao seu redor, claramente chegando ao fim de sua vida. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o ator comentou um pouco sobre o fim de Viserys, bem como sua relação com sua família, que marca sua despedida da série.

“Acho que o modo como ele parte é muito nobre e digno,” Considine disse. “Ele está sofrendo terrivelmente por causa de uma doença. Ele basicamente contrai uma forma de lepra que avança sorrateiramente em seu corpo, seus ossos começam a falhar. Ele está morrendo uma morte lenta e horrível. No fim, ele parece um homem velho. Ele não é! Ele é um homem jovem. Apenas alguns anos mais velho que seu irmão, Daemon. Mas isso o envelhece. E é uma metáfora para o que o poder faz com as pessoas, apesar de ele não usá-lo para benefício próprio. Ele não se embebeda com poder, ele é responsável. Mas as exigências de ser rei começam a cobrar um preço no corpo físico. Então é interessante interpretar esse declínio. Ele só está tentando fazer o bem. Ele consegue dizer algumas palavras antes de partir, algo pelo qual fiquei grato.”

No episódio 8, é mostrado que Viserys não aguenta mais ficar em pé, além de ter perdido metade de seu rosto por conta da doença. Em seus últimos momentos, o rei tenta acabar com as desavenças entre sua família, e os vê reunidos e bem — ainda que isso não vá durar muito tempo. Não ter sido presente para sua segunda família é um dos arrependimentos do personagem, de acordo com o ator:

“Acho que ele negligenciou ser um bom pai para sua segunda família,” Considine disse. “Acho que ele negligenciou fazer qualquer esforço para essas crianças. Eles não gostavam dele. Eu estava no set um dia e um dos atores que interpretou um dos meus filhos disse, ‘Você nos odeia.’ E eu respondi, ‘O que? O que você quer dizer? Que eu odeio vocês como pessoas — tipo, Paddy [o ator] odeia vocês?’ E ele disse, ‘Não, Viserys nos odeia, porque você odeia seus filhos.’ Eu fiquei tipo, uau, isso é incrível. Foi algo muito profundo para ele dizer.”

Família de Viserys se reúne para um último jantar. (Reprodução: HBO)

Continuando, o ator deixa claro que seu personagem não odiava de fato seus filhos, ainda que Rhaenyra esteja claramente acima dos outros:

“Viserys não odeia os filhos,” Considine explica. “Ele só não os ama da maneira como ama Rhaenyra. Porque a mãe de Rhaenyra, Aemma, era o amor da vida do rei Viserys. De certo modo, ele é responsável, porque ele estava tão focado em querer um herdeiro homem, e houveram diversas gravidezes que não deram certo, e ele se sente muito responsável por pressioná-la a ter um filho tantas vezes. Esse é o grande arrependimento dele. É parte da razão pela qual ele escolheu Rhaenyra como herdeira — tem um pouco de culpa nisso.”

Essa promete ser uma morte de grande impacto para a trama da série, já que levará a questão da sucessão ao limite. Embora o oitavo episódio tenha dado um vislumbre da possibilidade de Alicent (Olivia Cooke) e sua família aceitarem Rhaenyra (Emma D’Arcy) como rainha, a série indica que isso não vai acontecer, já que a consorte de Viserys interpreta as últimas palavras dele como um pedido de que Aegon seja coroado rei.

House of the Dragon recebe novos episódios aos domingos, na HBO e HBO Max.

Fique com: