A Casa do Dragão: Equipe de efeitos especiais fala sobre como rosto de Viserys no episódio 8 foi feito
A Casa do Dragão: Equipe de efeitos especiais fala sobre como rosto de Viserys no episódio 8 foi feito
Ficou bem realista!
A Casa do Dragão precisou de efeitos especiais para muito mais do que colocar em tela as criaturas titulares em tela. Um exemplo notável disso veio no oitavo episódio da primeira temporada, quando o rei Viserys aparece debilitado por sua doença — e principalmente quando ele retira a máscara dourada que cobre metade de seu rosto. Agora, a equipe por trás dos efeitos especiais deu mais detalhes sobre o processo por trás disso.
Em entrevista ao ScreenRant, o supervisor de efeitos especiais Mike Bell falou sobre o trabalho feito pela empresa The Mill, explicando o quão notável os efeitos são porque, no geral, o público tem mais dificuldade de aceitar efeitos que envolvem o rosto dos atores. Além disso, era importante para eles preservar a atuação de Paddy Considine, mesmo com a edição. Ele contou:
“Por causa do salto temporal de seis anos, eles queriam que a primeira vez que ele aparece na cama fosse chocante, para que você pudesse ver o quanto ele deteriorou. E o que era mais importante era manter a performance de Paddy. Sua atuação no episódio 8 carrega tanta emoção e nuance que você realmente não quer tirar disso de jeito nenhum. É difícil fazer rostos em CG, ou fazer qualquer coisa em CG em um rosto. Estamos tão acostumados a ver rostos que é muito fácil para nós percebermos que algo não está certo, e isso nos tira daquela situação. Foi decidido bem no início que eles definitivamente manteriam os olhos dele e a boca; qualquer coisa que pudesse depreciar. Também usamos o que o departamento de maquiagem fez no dia tanto quanto possível, com as feridas que ele tem na bochecha.”
Em seguida, Bell explicou mais detalhadamente no que foi feito para alcançar o efeito visto em tela:
“No fim, porque ele deve parecer definhado e ter perdido uma quantidade enorme de peso, encolhê-lo foi uma metodologia simples, apenas demorada. Você meio que o distorce e move de modo muito sutil, e então faz camadas. E também, você faz a gradação de cores em partes para adicionar ao contorno e fazer as maçãs do rosto parecerem mais proeminentes,” Ele disse. “Além disso, quando ele tira a máscara, aquilo era uma construção 3D colocada sobre a versão mais magra, mais esquelética do rei Viserys. É uma combinação de métodos 2D e 3D para o buraco na ferida de seu olho e bochecha que estão faltando. Porque, obviamente, você precisaria ver dentro nesse ponto. Você precisaria ver todos os músculos e dentes.“
Por fim, o supervisor explicou que eles buscaram um resultado que pudesse ser confundido com maquiagem, sempre visando acrescentar à atuação de Paddy Considine acima de tudo:
“Acho que algumas coisas, como quando as pessoas deixam atores mais jovens, podem diminuir a imersão. Se é um ator reconhecível, você imediatamente fica, ‘Ah, tem efeitos especiais acontecendo agora’. Isso te tira um pouco da história. Enquanto que, com isso, poderia ser confundido com ele ter ficado completamente no modo Christian Bale. Não acho que diminuiu nada das cenas. E certamente, aquele episódio é carregado de emoção, e acho que a aparência de Paddy só adicionou a isso.”
A Casa do Dragão já finalizou sua primeira temporada, que está disponível na HBO Max. A segunda temporada da série já está confirmada, mas ainda não conta com previsão de lançamento.
Veja também: