A Casa do Dragão: As diferenças entre os acontecimentos do episódio 6 e o livro

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: As diferenças entre os acontecimentos do episódio 6 e o livro

Por Melissa de Viveiros

A Casa do Dragão trouxe grandes mudanças em seu sexto episódio. Com um grande salto temporal e troca de atores, a trama foi impactada pelas novidades, e nem todas foram baseadas em acontecimentos do livro Fogo & Sangue, obra de George R. R. Martin no qual a série da HBO se inspira.

A rivalidade entre Rhaenyra e Alicent

A impactante cena inicial, na qual Alicent exige ver o filho recém-nascido de Rhaenyra, é uma adição da série com toques do livro. A fala dela a Laenor, no qual ela diz para ele “continuar tentando” até algum dos filhos ser parecido com ele, é tirada diretamente das páginas de Fogo & Sangue, embora seja dita após o nascimento de Lucerys, e não de Joffrey. A obra de Martin, ela diz:

“- Continue tentando – disse a rainha Alicent para sor Laenor, de acordo com Cogumelo -, mais cedo ou mais tarde pode sair um parecido com você.”

Fala é idêntica, mas Alicent não tem a mesma crueldade de exigir a presença do bebê imediatamente após o nascimento dele nos livros. (Reprodução: HBO)

O momento das crianças se unindo contra Aemond no fosso dos dragões é outra adição da série. No livro, a inimizade entre eles é indicada desde o início, crescendo conforme eles cresciam, e sendo fruto do ressentimento entre as mães deles. Na prática, Aegon, Aemond, Jacaerys e Lucerys frequentavam os mesmos eventos e aulas, mas é dito que “essa proximidade forçada só serviu para alimentar o ódio mútuo em vez de os unir como irmãos”.

Outra diferença é a ausência de Daeron, terceiro filho homem de Alicent e Viserys. O garoto não aparece no episódio, embora no livro tenha nascido pouco depois de Jacaerys, o filho mais velho de Rhaenyra.

Laena Velaryon

As relações entre certos personagens também não foram estabelecidas da mesma forma. Fogo & Sangue indica que Rhaenyra e Laena eram muito próximas, e a princesa viajou para Pentos quando a prima engravidou pela segunda vez de Daemon, para apoiá-la durante o parto, e estava lá quando ela não resistiu ao nascimento do bebê, que também não sobreviveu. Além disso, Laena morre dias depois de um parto difícil que a deixa febril, e no livro, embora tente chegar até Vhagar, não consegue por estar fraca demais, falecendo antes.

Laena, Daemon, Rhaenyra e Laenor são muito mais próximos nos livros. (Reprodução: HBO)

A união entre as duas famílias era tamanha que, antes da Velaryon falecer, as duas partes concordaram em prometer Jacaerys e Lucerys à Baela e Rhaena. A proposta de casar Jace a Helaena, que ocorre na série, não acontece no livro.

O destino de Harwin

O conflito entre sor Criston e sor Harwin também não é baseado nos livros. De fato, rumores de que Harwin seria o pai dos filhos de Rhaenyra são citados como recorrentes na obra de Martin, mas não é dito que os dois cavaleiros brigam abertamente. Na verdade, no livro os rumores levam inclusive o rei Viserys a proibir qualquer um de fazer esse questionamento, sob pena de ter a língua cortada, independente de ter origem nobre ou não.

Além disso, os livros não dão uma resposta concreta sobre o incêndio em Harrenhal que tira a vida de Harwin e Lyonel. Na série, no entanto, isso não funciona pela estrutura diferente. Assim, a responsabilidade ficou para Larys Strong, mas a versão literária sugere que o rei Viserys, Daemon, Corlys Velaryon e que era dito até que não passava de um desastre pelo castelo ser amaldiçoado.

House of the Dragon está disponível na HBO e HBO Max.

Veja também: