A Casa do Dragão: Cena do sexto episódio dá pista de futuro de Aemond Targaryen

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: Cena do sexto episódio dá pista de futuro de Aemond Targaryen

Por Melissa de Viveiros

Atenção: Alerta de Spoilers!

A Casa do Dragão introduziu diversos novos personagens em seu sexto episódio, que se passa após um salto temporal de dez anos. Entre eles estão os filhos de Alicent e Rhaenyra, que começam uma rivalidade instigada pela animosidade entre a princesa e a rainha. Mas, em meio a isso, um momento sutil fez uma referência direta a algo importante que acontecerá com um deles: Aemond Targaryen.

Após Aegon, o filho mais velho do rei Viserys e de Alicent, se unir a Jacaerys Lucerys para provocar o irmão com uma “brincadeira”, Aemond vai até o fosso dos dragões sozinho. Depois, ele é levado para sua mãe quando a rainha estava com a única filha, Helaena.

Enquanto o garoto fala sobre estar chateado com a situação e por não ter um dragão como os outros, Helaena faz comentários que passam despercebidos pela mãe e pelo irmão — e possivelmente por parte do público. Enquanto examina a centopeia que tem em mãos, a princesa diz que “Ele terá que fechar um olho…” logo depois de Alicent afirmar que Aemond terá um dragão um dia, e a frase tem um significado interessante considerando a trama apresentada no livro Fogo & Sangue, de George R. R. Martin.

Helaena é quem revela o futuro do irmão, embora nem ele nem a mãe percebam. (Reprodução: HBO)

Na obra literária, Aemond também fica insatisfeito por não ter um dragão, e tenta tomar ninguém menos que Vhagar, a mais velha e terrível de todos, que fica sem um cavaleiro após a morte de Laena. Assim, com as famílias de Rhaenyra e Alicent reunidas em Derivamarca para um funeral, o garoto tenta montar no dragão sorrateiramente, já que sabia que seus pais nunca iam permitir que ele tentasse voar em uma criatura tão perigosa.

Apesar disso, ele acaba dando de cara com Joffrey Velaryon, ainda uma criança de pouco mais de três anos, mas que já tinha seu dragão, Tyraxes, o qual ele havia ido visitar. Com medo de ser pego após o garoto gritar que ele ficasse longe, Aemond o empurra em uma pilha de fezes de dragão, antes de correr para Vhagar e de fato conseguir voar com ela.

Mas enquanto ele voa, o pequeno Velaryon chama seus irmãos, e os três brigam com Aemond quando ele retorna. O Targaryen consegue quebrar o nariz de Lucerys e bater nos outros dois, fazendo com que eles recuem. Só que, quando ele aproveita seu momento de vitória para debochar do trio e chamá-los de Strong, fazendo referência ao rumor de que Harwin Strong era o pai deles, Jacaerys fica furioso, já que é o mais velho e entende  insulto.

Aemond continua levando a melhor, e bate violentamente no garoto, até que Lucerys puxa uma adaga para defender o irmão. Ele acaba arrancando o olho direito de Aemond na briga, algo que resulta em ainda mais desavenças depois.

Como o acontecimento deixa claro, apesar de conseguir finalmente um dragão, Aemond acaba perdendo um olho — ou, como Helaena disse na série, ele precisa fechar um olho para ter um dragão. O motivo para a princesa dizer isso não fica claro, mas a possibilidade mais plausível é de que, tal como seu pai, ela tenha os chamados “sonhos de dragão”, que são sonhos proféticos que alguns Targaryen possuem.

House of the Dragon está disponível na HBO e HBO Max.

Veja também: