A Casa do Dragão: Fãs ameaçam boicote a novo livro de George R. R. Martin e acusam coautores de racismo
A Casa do Dragão: Fãs ameaçam boicote a novo livro de George R. R. Martin e acusam coautores de racismo
Livro ilustrado sobre os Targaryen se tornou alvo de boicotes após falas de coautores sobre elenco da série em redes sociais
A Casa do Dragão se tornou um grande sucesso, mas sofreu críticas mesmo antes de sua estreia por escalar atores negros como intérpretes da Casa Velaryon. Entre as falas mais notáveis estavam as de Linda Antonsson, que junto do marido Elio M. García Jr., é coautora do livro de George R. R. Martin O Mundo de Gelo e Fogo, bem como de um novo livro ilustrado que será lançado em outubro. Mas, por conta disso, diversos fãs da franquia estão criticando os coautores e ameaçando boicotar o projeto.
A Variety relata que, após um tweet de Martin divulgando o livro The Rise of the Dragon: An Illustrated History of the Targaryen Dynasty (A Ascensão do Dragão: Uma História Ilustrada da Dinastia Targaryen, em tradução livre), milhares de fãs demonstraram repúdio pela parceria continuada com Linda e Elio. Muitos citavam um “histórico de racismo” da dupla, e outros pediam que o autor de Game of Thrones não continuasse a trabalhar com a dupla, dizendo que não comprariam nada associado a eles.
Inicialmente, Antonsson e García eram grandes fãs do trabalho de Martin, que criaram o forum Westeros.org em 1999. Eles trabalharam com o escritor na checagem de fatos para o quarto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, O Festim dos Corvos, antes de se tornarem coautores em O Mundo de Gelo e Fogo, livro ilustrado enciclopédico lançado em 2014.
As críticas à dupla incluem diversos posts de um blog de Antonsson, embora muitas sejam de anos atrás. Parte delas inclui reclamações sobre a escalação de atores não-brancos em Game of Thrones com uma criticando a escolha de Nonso Anozie, um homem negro, para o papel de Xaro Xhoan Daxos na série. Uma reclamação do mesmo tipo ocorreu recentemente, quando Steve Toussaint foi escolhido para interpretar Corlys Velaryon em A Casa do Dragão.
Em sua fala, ela dizia que “Não há valirianos negros e não deveria ter nenhum na série”, se referindo aos antepassados dos Targaryen e Velaryon. Falando à Variety, Antonsson se defendeu dizendo que os fãs estão criticando “falas escolhidas à dedo e tiradas de contexto”. Ela também disse que fica incomodada em ser “rotulada como racista, quando meu foco tem sido apenas a construção de mundo”.
Linda afirmou ainda que não tem problemas com elencos serem inclusivos, mas acredita que “diversidade não deveria estar acima da história”. Ela disse:
“Se George tivesse realmente feito os valirianos negros ao invés de brancos, como ele comenta em seu ‘Not a Blog’ em 2013, e essa nova série tivesse proposto colocar os Velaryons como qualquer coisa que não fosse negros, nós teríamos o mesmo problema com isso e compartilharíamos a mesma opinião.”
Anteriormente, Toussaint havia se manifestado sobre sofrer ataques racistas ao ser escalado para viver Corlys. Em entrevista à revista Men’s Health, ele voltou a comentar o assunto, dizendo que “[…] eles estão felizes com um dragão voando. Estão felizes com cabelo prateado e olhos violeta, mas um cara negro rico? Isso já é demais.”
Antonsson respondeu aos comentários do ator sem dar credibilidade a eles, dizendo que ele apresenta “uma falsa dicotomia que completamente ignora o ponto de como a fantasia de mundo secundária funciona”. Ela argumentou ainda que mudar a etnia dos personagens “levanta todo tipo de questão lógica”.
Elio e Linda se defendem dizendo que suas críticas não são apenas sobre o elenco, e sim sobre qualquer mudança em relação ao material original de Martin. Apesar disso, eles dizem estar gostando de A Casa do Dragão, e elogiaram o showrunner Ryan Condal por ser “alguém que claramente se importa com o material fonte”.
Martin não se pronunciou sobre o caso, e a coautora declarou que ele está ciente das discussões entre o casal e os fãs. De acordo com ela, o escritor “não entende o ponto” de participar dessas discussões nas redes sociais, mas também não pediu que Antonsson e García parem de compartilhar suas opiniões.
A Ascensão do Dragão será lançado dia 25 de outubro, mas não se sabe quando o título chegará ao Brasil.
Veja também: