A Casa do Dragão: O que Aemond fala para Vhagar em valiriano no episódio 7?

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: O que Aemond fala para Vhagar em valiriano no episódio 7?

Por Melissa de Viveiros

A Casa do Dragão deu grande destaque a Aemond Targaryen em seu sétimo episódio. O personagem tem uma parte do episódio 7 dedicada a si enquanto tenta conquistar Vhagar, a dragão mais poderosa da época, e se tornar seu cavaleiro. Em meio a isso, ele diz diversas coisas em Alto Valiriano, e diferente de conversas anteriores entre Daemon e Rhaenyra, a série não apresenta a tradução. Então o que exatamente ele diz?

Na cena, o príncipe se aproxima de Vhagar em silêncio, mas acaba a acordando no processo, o que o coloca em uma situação bem perigosa. Em resposta, Aemond grita “Dohaerās, Vhagar! Lykirī”, e a primeira palavra deve ter lembrando os fãs de Game of Thrones de um ditado bem popular na série.

A frase Valar Morghulis aparece algumas vezes na série original da HBO, e significa algo como “Todos os homens devem morrer”. Por sua vez, a resposta ao ditado é Valar Dohaeris, que significa “Todos os homens devem servir”. A segunda frase claramente compartilha a raiz Dohaer-, indicando que se trata do mesmo verbo: servir.

Vhagar em A Casa do Dragão. (Reprodução: HBO)

Assim, Aemond diz a Vhagar para obedecê-lo, completando com “Lykirī”, uma expressão utilizada para acalmar Vhagar diante da agressividade inicial da dragão. De fato, Vhagar permanece calma o bastante para permitir que o príncipe suba em sua costas, e depois de chegar lá no alto ele dá outro comando, dizendo “Soves! Dohaerās, Vhagar. Soves!”.

“Soves” significa voar, então tudo que o príncipe está ordenando é que Vhagar levante voo. Quando ela não obedece imediatamente, ele insiste, mandando mais uma vez que ela obedeça — o que ela acaba fazendo, aceitando Aemond como seu novo cavaleiro.

A Casa do Dragão está disponível na HBO e HBO Max.

Veja também: