30 anos de Sonic na BGS: Relembre a trajetória do ouriço mais adorado dos games

Capa da Publicação

30 anos de Sonic na BGS: Relembre a trajetória do ouriço mais adorado dos games

Por Gabriel Mattos

Este ano, a Brasil Game Show vai reviver as memórias mais nostálgicas dos gamers das antigas. Além de trazer um estande dedicado à Nintendo, conhecida pelos jogos de Super Mario, a maior feira de games da América Latina também vai comemorar o aniversário de 30 anos de Sonic, o eterno mascote da SEGA. E para quem já ficou com o coração quentinho, preparamos uma retrospectiva dos momentos mais marcantes da carreira do ouriço.

Corrida pelo topo na era clássica

Sonic acelerou a rivalidade entre SEGA e Nintendo nos anos 90.

A grande estreia do Sonic aconteceu em Sonic The Hedgehog, em meados de 1991. O personagem foi criado por Yuji Naka e Naoto Oshima, especificamente para rivalizar com o encanador bigodudo da Nintendo.

E a ideia deu muito certo. O carisma de Sonic foi tão grande que o jogo logo virou o carro-chefe do Mega Drive e ele tomou o posto de mascote da própria SEGA. Com apenas um par de tênis vermelhos e um sonho, ele conseguiu conquistar o mundo todo.

Tails e Knuckles entraram na corrida ainda na era 2D.

Nos anos seguintes, o ouriço ganhou os primeiros aliados na constante batalha contra Robotnik. Em 1992, a raposa Tails fez a sua estreia em Sonic The Hedgehog 2 como um grande admirador do velocista. E dois anos depois, em 1994, o protagonista encontraria em Knuckles um amigo e um rival no jogo Sonic The Hedgehog 3.

A dupla deu tão certo que não desgrudou mais de Sonic. O herói teve outros jogos menores em sua era clássica, em portáteis e experimentando outros gêneros. Até retornou ao mundo pixelado em 2010, em Sonic The Hedgehog 4, mas suas aventuras mais marcantes continuam sendo ao lado de Tails e Knuckles.

Fora dos games

Sonic X popularizou ainda mais a franquia, especialmente a Amy.

Não demorou para o Sonic invadir as televisões. Logo de primeira, o azulão emplacou duas animações em 1993 — Sonic, o Ouriço e As Aventuras de Sonic, que passou na TV Colosso em 1996. Era super bobo, mas foi uma febre nos Estados Unidos. E também foi onde algumas características essenciais do personagem foram definidas, como seu amor por cachorro-quente.

Bem depois veio no Bom Dia & Cia a série Sonic Underground, uma história bem doida onde o Sonic tinha até dois irmãos — Sonia e Manic. Mas a animação que mais fez sucesso no Brasil, com certeza, foi Sonic X.

Sonic Boom é um dos melhores desenhos da atualidade.

Este foi o primeiro anime inspirado nos jogos, mas seu maior sucesso foi fora do Japão. Como nos filmes mais recentes, a trama trazia o ouriço e seus amigos para a Terra. Ao lado de um garoto humano, Chris, eles enfrentam os planos maléficos de Robotnik. Nada muito complexo, mas foi um sucesso na Jetix e também na TV Globinho, ajudando a popularizar ainda mais o Sonic pelo Brasil.

Sua animação mais impecável é também a mais subestimada. Mais recentemente, o ouriço se tornou a estrela de Sonic Boom, uma reinterpretação fantástica da equipe do velocista com um humor sarcástico e inteligente que combina demais com o herói.

Diferente do game horrível de mesmo novo, Boom é uma das melhores produções do ouriço. Os episódios estão disponíveis na Netflix, que está preparando sua própria série original da lenda dos jogos — Sonic Prime — para chegar junto do futuro game Sonic Frontiers. Mas para falar disso, precisamos retornar aos jogos e mergulhar na era moderna do ouriço.

A era moderna

Shadow surgiu como contraparte de Sonic e depois ganhou mais história.

Muitas séries de jogo penaram para fazer a transição do mundo bidimensional para a terceira dimensão. Mas depois do exemplo de acerto de Super Mario 64, os desenvolvedores entenderam que a chave para acertar era criar uma experiência completamente nova que conversasse com a temática dos grandes clássicos. E assim, Sonic fez sua estreia na era moderna em 1998 com Sonic Adventure para Dreamcast.

Não foi só a jogabilidade que foi repaginada para reforçar a sensação de velocidade. O próprio Sonic era um personagem diferente. Enquanto o Sonic clássico era baixinho, redondinho e simpático, o novo Sonic moderno feito por Yuji Uekawa era alto, magro e metido — o sinônimo de um cara legal para a época.

Essa primeira aventura contou com seus velhos amigos, Tails e Knuckles, e também com a Amy, que tem um crush pelo herói. E na sequência, Sonic Adventure 2 de 2001, temos a estreia do enigmático Shadow, que tem sua própria campanha ao lado de Robotnik e da vampiresca Rouge. Este jogo marcou o fim da exclusividade de Sonic aos consoles da SEGA.

Tá aí algo que ninguém esperava: Sonic Lobisomem.

Depois disso, a empresa parou de fabricar consoles próprios e começou a produzir jogos para suas antigas rivais. Assim, Sonic fez sua estreia no Nintendo GameCube, PlayStation 2 e Xbox em 2003 com o jogo Sonic Heroes. Porém, longe de casa, o ouriço entrou em uma era sombria de jogos de qualidade duvidosa e levou um tempo até reencontrar sua identidade.

Experimentando novas ideias, a equipe produziu o polêmico jogo de tiro do Shadow the Hedgehog, um reboot de Sonic The Hedgehog introduzindo o viajante do tempo Silver e uma série de exclusivos de Nintendo Wii que não vingaram. Entre essas bombas, Sonic Unleashed foi lançado, marcando os jogadores com a estreia do Sonic Lobisomem. A ideia é tão bizarra que acabou consagrando o título como um clássico cult que só foi ser devidamente apreciado muitos anos depois.

Finalmente Sonic e Mario puderam resolver a rivalidade dos anos 90 no soco.

E ironicamente foi no Nintendo Wii que Sonic encontrou sua nova casa. Ele começou uma parceria esportiva com seu antigo rival e protagonizou os jogos oficiais das Olimpíadas de Pequim no game Mario & Sonic at the Olympic Games. Pouco depois, o ouriço ainda foi convidado para se juntar ao elenco de Super Smash Bros. Brawl, entrando para o seleto grupo de lutadores do maior crossover dos games.

Cada vez mais a vontade em território inimigo, o herói enfim encontrou seu caminho com o lançamento de Sonic Colors, em 2010. O game trouxe o equilíbrio certo entre aventura e velocidade, definindo toda a base para o futuro dos jogos modernos de Sonic. E ainda introduziu um certo elemento puzzle com os Whisps, espectros coloridos poderosos que não saíram mais da franquia.

O encontro das gerações de fãs que nunca mais se afastaram

Agora que tudo estava em harmonia, Sonic Generations veio para juntar toda a história do herói em um único jogo. Pela primeira vez, era possível controlar tanto o rendondinho Sonic Clássico quanto o ousado Sonic Moderno no mesmo jogo. O game foi um divisor de águas, agradando fãs novos e antigos. Tanto que a fórmula foi repetida em 2017 com Sonic Forces.

Renascimento do Sonic

Atualmente, os fãs do azulão estão muito bem servidos, pois vivemos em uma era que pode ser considerada o renascimento de Sonic. O ouriço vive seu melhor momento em todos os âmbitos que se propõe.

Sonic conseguiu entregar a melhor adaptação cinematográfica de games de todos os tempos.

Sonic Mania, em 2017, foi uma carta de amor de fãs para fãs da era clássica do herói. O jogo exila nostalgia e elevou a série a um novo patamar. E de quebra ainda resgatou dois personagens perdidos da história do Sonic, Mighty the Armadillo e Ray the Flying Squirrel, que haviam apenas aparecido na época dos fliperamas.

Os filmes também pegaram todos de surpresa. Em 2020, semanas antes da pandemia de covid-19 estourar, Sonic: O Filme fez um sucesso estrondoso. O longa live-action da Paramount Pictures trazia o ouriço para o mundo real, com uma dose de humor sob medida. A sequência, Sonic 2: O Filme de 2022, foi ainda melhor, adaptando mais elementos do jogo. E a história vai continuar em mais um filme e na série derivada do Knuckles, no Paramount+.

E por fim, para celebrar os 30 anos de história, um jogo inédito da era moderna do Sonic está sendo desenvolvido para o final do ano — Sonic Frontiers.

30 anos de Sonic na BGS

Muita coisa aconteceu durante a jornada do ouriço mais querido dos games e nessa correria pode faltar tempo para parar e celebrar.

Em 2021, a franquia Sonic alcançou oficialmente a marca de 30 anos de história, mas devido à pandemia as comemorações precisaram ser limitadas. Por isso, este ano o ouriço está de volta com tudo para celebrar seu aniversário e a BGS 2022 foi escolhida para ser palco desta festa.

Conheça a mente por trás de Sonic

Iizuka vem ao Brasil pela primeira vez na BGS

Para começar, Takashi Iizuka, atual diretor criativo da série Sonic, estará pela primeira vez no Brasil, especialmente para o evento. Sua jornada com o ouriço começou bem nos primórdios, como um game designer em Sonic The Hedghog 3 de 1994. Desde então, Iizuka foi ganhando cada vez mais espaço no Sonic Team e assumiu a direção da fase 3D do mascote, em Sonic Adventure.

Todo jogo da linha principal do Sonic teve um dedo do Iizuka-san, incluindo Sonic Mania, em que agiu como produtor, e não será diferente com Sonic Frontiers, que estreia no final deste ano. Em homenagem a essa incrível jornada, o desenvolvedor vai receber o Lifetime Achievement Award, um prêmio por sua carreira, no palco principal da BGS.

Iizuka-san estará na feira nos dias 11 e 12 de outubro, em contato direto com os fãs nas sessões da BGS Meet & Greet Intel, em painéis na BGS Talks TikTok e também na cerimônia de abertura. Além de sua presença, o evento também vai contar com outra atração imperdível para os fãs do ouriço: a estreia mundial da Sonic Symphony.

Uma orquestra hipersônica

Um show cheio de emoção

Para relembrar os momentos mais marcantes da série Sonic com bastante estilo, uma orquestra internacional vai rodar o mundo ao lado de uma banda de rock tocando as inesquecíveis músicas dos jogos mais populares do ouriço azul. E a Sonic Symphony começa a sua turnê mundial aqui no Brasil, direto da BGS 2022.

A orquestra preparou uma apresentação especial para o público brasileiro que vai acontecer no último dia da feira, 12 de outubro. É uma ótima maneira de se despedir da maior edição que a BGS 2022 já teve em toda a sua história!

Se você é fã de games, não dá para perder essa edição da Brasil Game Show. A maior feira de games da América Latina acontece entre 7 e 12 de outubro em São Paulo, no Expo Center Norte. Ingressos estão à venda no site, mas é melhor correr como o Sonic, porque os ingressos para sábado já esgotaram.

Leia também: