Wolverine: Como os Vingadores convenceram Logan a se juntar à equipe nas HQs

Capa da Publicação

Wolverine: Como os Vingadores convenceram Logan a se juntar à equipe nas HQs

Por Melissa de Viveiros

Quando se fala do Wolverine é quase impossível não pensar nos X-Men. O personagem foi parte importante da equipe por muito tempo, algo que dificultou sua participação em outros grupos de super-heróis da Marvel. Foi o caso, por exemplo, com os Vingadores, com o mutante só se juntando à equipe pela primeira vez nos anos 2000, apesar de sua popularidade e relação com outros heróis que eram parte do grupo (via CBR).

Antes de se tornar um dos Vingadores, Logan já contava com amizades e bons relacionamentos com outros personagens notáveis da equipe. Em 1990, Os Fabulosos X-Men estabeleceu sua história com o Capitão América, quando os dois lutaram na Segunda Guerra Mundial. Sua amizade com Carol DanversJessica Drew também já estava estabelecida mesmo antes de ele se juntar aos Heróis Mais Poderosos da Terra.

Mas o mutante não fez parte de uma formação tradicional do grupo antes dos acontecimentos de Vingadores: A Queda, uma das maiores tragédias que a equipe passou. Foi apenas em 2005, no volume #5 de Novos Vingadores, que ele passou a ser parte de uma formação do famoso grupo.

Com o grupo histórico sendo desfeito, os Novos Vingadores surgiram com um elenco novo de heróis reunidos de modo mais livre. Após se encontrar com eles na Terra Selvagem, Wolverine os ajudou a enfrentar Sauron e um grupo vilanesco de agentes da S.H.I.E.L.D., sendo então convidado pelo Homem de Ferro a se juntar a eles.

Tony Stark acreditava que, depois de a Feiticeira Escarlate sofrer um colapso mental, a equipe precisava de alguém que pudesse tomar decisões difíceis e fazer o que os outros não fariam, tanto para o bem do time quanto das pessoas que eles trabalham para proteger. Ao mesmo tempo, ele defendia que isso seria bom para o próprio Logan, que ainda estava se recuperando de sofrer lavagem cerebral da Hydra e do Tentáculo, e poderia contar com o time para conseguir uma nova perspectiva.

Stark convida Logan a se juntar aos Novos Vingadores.

Daí em diante, Wolverine passou a ter uma posição tanto nos Novos Vingadores quanto nos X-Men. Nesse período, ele trabalhou ao lado do Capitão América e do Homem de Ferro, ambos tradicionais membros do grupo, bem como outros novos integrantes, como o Homem-Aranha Luke Cage. As habilidades do herói também se mostraram úteis para o grupo, como foi o caso quando eles se tornaram foragidos após os eventos de Guerra CivilLogan teve grande importância nas lutas contra o Tentáculo, bem como em enfrentar a invasão Skrull que viria em seguida. Nos momentos mais sombrios da equipe, o pragmatismo do personagem se mostrava importante e necessário para o grupo.

Depois disso, quando a Lei de Registro de Super-Humanos deixou de ser válida e os Novos Vingadores deixaram de ser foragidos, Wolverine continuou com o grupo. Eventualmente, ele se juntou à formação principal dos Vingadores, estabelecendo de modo ainda mais firme seu lugar entre os Heróis Mais Poderosos da Terra.

Ironicamente, um evento central para isso foi Vingadores vs X-Men, no qual Logan ficou ao lado dos primeiros contra os outros mutantes. O centro do conflito era a Força Fênix, com o personagem e Ciclope discordando quanto ao uso deste poder em benefício dos mutantes. Enquanto Wolverine defendia que isso só causaria problemas, o outro via a possibilidade de recuperar a quase extinta raça mutante. Isso levou Logan a ficar do lado dos Vingadores, até eventualmente perder seu fator de cura e morrer.

Desde que foi revivido, Wolverine não voltou a ser parte dos Vingadores oficialmente. Ainda assim, seu legado permanece sendo importante, sendo referenciado mesmo em quadrinhos deste ano, como Giant-Size Amazing Spider-Man: King’s Ransom, na qual ele participa da reunião dos Novos Vingadores e auxilia o Homem-Aranha contra os maiores criminosos de Nova York. O caso demonstra a importância que sua participação no grupo teve, além de estabelecer sua forte conexão com o restante da equipe.

Fique com: