Velma: Mindy Kaling responde críticas sobre troca de etnia na animação da HBO Max
Velma: Mindy Kaling responde críticas sobre troca de etnia na animação da HBO Max
Ela não imaginou que a Velma causaria tanta comoção.
Mindy Kaling é um dos maiores nomes da comédia dos Estados Unidos, tendo protagonizado, roteirizado e produzido várias séries e alguns filmes do gênero. Agora, a cineasta também irá produzir e protagonizar Velma, uma série animada da HBO Max focada na origem da inteligente e divertida personagem de Scooby-Doo. Contudo, algumas pessoas não ficaram felizes com o fato da personagem ter sua etnia alterada para combinar com a atriz de voz.
Após o projeto ter sido anunciado, foi dito que Kaling queria que o projeto “reimaginasse como Scooby-Doo seria se a Velma fosse da Ásia Oriental e vivesse em um mundo diferente. Então nessa versão que irá para o HBO Max não terá um cachorro e uma van, mas teremos nossos quatro personagens principais através de uma lente diferente”.
Como qualquer pessoa que esteja atento à cultura pop, geek e nerd nos últimos anos pode imaginar, a noticia não foi bem recebida por um certo grupo de pessoas que se incomoda toda vez que um personagem criado nos anos 50/60 e que é branco tem qualquer característica sua alterada para se acomodar aos tempos atuais.
Em uma participação no Late Night With Seth Meyers, um programa de entrevistas e variedades, Mindy Kaling falou sobre o assunto. Ela notou: “Quando foi anunciado que eu faria a voz da Velma as pessoas me deram muito apoio e ficaram felizes no Twitter. E eu me senti ótima”. Porém as coisas mudaram quando foi revelado que a Velma seria indiana. “Teve tipo, muitas coisas como ‘Então não é a Velma!’ esse tipo de tuite. ‘Não é a Velma clássica na qual estou sempre pensando'”.
Kaling então revelou que ficou bastante surpresa com ambas as reações, “Eu não sabia [que a Velma] causaria tantas reações fortes em ambas as direções”. Porém, ela defendeu a escolha:
“Eu não consegui entender porque as pessoas não conseguem imaginar que uma garota nerd, muito inteligente e com péssima visão, que ama resolver mistérios, poderia ser indiana. Tipo, existem nerds indianas. Não deveria ser uma surpresa para as pessoas.
Mas as pessoas ficaram tipo, ‘Não, não, não’. E a propósito, essa é uma pequena porcentagem de pessoas. Mas realmente me fez pensar ‘ok, temos que ter cuidado com essa personagem’, o que vamos ter porque nós realmente a amamos”.
O programa terá 10 episódios e está sendo desenvolvido pela Warner Bros. Animation. Charlie Grandy, Howard Klein e Sam Register se juntam a Kaling na produção executiva. Como o resto da turma de Scooby-Doo, a personagem Velma Dinkley existe há mais de 50 anos, quando o estúdio Hanna-Barbera lançou a animação Scooby-Doo, Cadê Você?.
Por enquanto, Velma não teve uma data de lançamento divulgada. O HBO Max já está disponível no Brasil.
Fique com: