A Lenda de Candyman: Entenda a participação de Tony Todd no novo filme
A Lenda de Candyman: Entenda a participação de Tony Todd no novo filme
O novo Candyman contou com uma bela participação especial! Entenda melhor a aparição de Tony Todd no filme.
Atenção: Alerta de Spoilers!
A Lenda de Candyman era um dos filmes de terror mais esperados do ano e finalmente está entre nós, trazendo um novo capítulo para essa saga slasher que foi muito popular nos anos 90. O filme conta com um elenco recheado de estrelas, como Yahya Abdul-Mateen II, Teyonah Parris, Colman Domingo e Vanessa Williams. Porém, um nome que muitos estão curiosos para ver é Tony Todd.
O astro interpretou Candyman na trilogia original de filmes do personagem, mas até agora não havia aparecido em nenhum pôster ou trailer de A Lenda de Candyman. Felizmente, o filme já está em cartaz nos cinemas e nós finalmente temos uma resposta para essa pergunta. Então aqui, você saberá como é a participação do astro no mais novo capítulo da franquia.
Tony Todd como Candyman
Lançado em 1992, O Mistério de Candyman é uma adaptação de The Forbidden, conto presente no quinto volume dos Livros de Sangue de Clive Barker (o mesmo criador de Hellraiser). Na história, uma estudante de graduação chamada Helen Lyle prepara uma tese sobre lendas urbanas. Para isso, ela vai até o conjunto de casas populares Cabrini-Green, onde descobre sobre a lenda de Candyman.
Basta chamá-lo cinco vezes na frente de um espelho e ele aparece para matar quem o convocou. E eventualmente, Candyman começa a perseguir Helen e matar pessoas próximas a ela, fazendo com que ela seja suspeita em vários casos de assassinato. Aos poucos, Helen se entrega para esse ser sobrenatural e, ao fim do filme, apesar de morrer, ela também se torna sua própria lenda urbana.
No filme original (e nas suas duas sequências, Candyman 2: A Vingança, de 1995 e Candyman: Dia dos Mortos, de 1999), o personagem é vivido por Tony Todd, um astro que ficou bem conhecido por seus papéis em longas de terror, seja pela refilmagem de A Noite dos Mortos-Vivos de 1990, bem como a franquia Premonição, onde ele faz um sinistro funcionário do necrotério.
E aqui, é explicado que Candyman é, na verdade, Daniel Robitaille, um artista nascido no final do Século XIX, que era filho de escravos e acabou sendo contratado por um fazendeiro rico e branco para pintar um quadro de sua filha. Durante o trabalho, Daniel acaba se apaixonando pela mulher e os dois consumam o romance. Eventualmente, o fazendeiro descobre e junta uma multidão para assassinar Daniel em praça pública.
Ele cobre Daniel de mel e faz com que ele seja picado por centenas de abelhas. Depois, corta o braço do artista e o substitui por um gancho. Por fim, ele ateia fogo em Daniel, que morre depois de todas as torturas. Contudo, o espírito de Robitaille volta como Candyman, essa entidade vingativa que aparece sempre que seu nome é convocado no espelho.
Ao longo de toda a trilogia de filmes da década de 90, Tony Todd interpretou Daniel, tanto como Candyman quanto nos flashbacks em que ele era apresentado como Daniel Robitaille. E por essa presença marcante do ator na saga, algumas pessoas podem ficar um pouco confusas com relação à presença do ator no mais novo filme da franquia, A Lenda de Candyman.
Qual é a participação de Tony Todd em A Lenda de Candyman?
O novo filme chegou aos cinemas há poucas semanas. Dirigido por Nia DaCosta e produzido por Jordan Peele, o filme é uma sequência direta ao original de 1992, que ignora as subsequentes continuações de 1995 e 1999. Aqui, nós seguimos um artista chamado Anthony McCoy, que ao investigar mais sobre o mistério de Candyman, acaba se tornando obcecado pela lenda.
O filme introduz um novo conceito à franquia desde seu primeiro momento. Quando o filme começa, conhecemos um novo Candyman que não é Daniel Robitaille, mas sim Sherman Fields, um homem que morreu há muitos anos vítima de brutalidade policial no bairro de Cabrini-Green. Seu espírito continua à solta como um “novo” Candyman, fazendo vítimas de modo bem similar a Daniel Robitaille.
Sherman é interpretado por Michael Hargrove, e durante boa parte do filme, ele faz o papel dessa figura sobrenatural, ameaçando Anthony e as pessoas que entram em contato com ele. Quando Candyman é convocado, é sempre ele que aparece. Contudo, isso é explicado aos poucos conforme descobrimos que não existe um único Candyman, mas sim vários.
Em dado momento, um personagem explica que “Candyman não é um indivíduo. É uma colmeia“. E então vemos como pessoas negras e marginalizadas, vítimas de racismo ou brutalidade, acabam sendo incorporadas ao mito do Candyman. Durante os créditos, uma montagem é feita com sombras, e mostra a “origem” de diversos Candyman.
Mas então, como Tony Todd aparece no filme?
Ao final, Anthony passa por uma transformação física e mental e, ao morrer, se transforma na nova encarnação do Candyman. Há uma grande sequência onde a namorada do personagem, Brianna Cartwright, é presa pela polícia e ameaçada. A bordo do carro da polícia, ela convoca Candyman pelo espelho do retrovisor, e a entidade aparece para matar aqueles que a perseguiam.
Ela consegue sair do carro e anda até o local onde está o Candyman, e podemos ver seu rosto como sendo o de Tony Todd, jovem como era no filme original, interpretando Daniel Robitaille. Ele fala sobre como ela é a testemunha de seu poder, e como ela deve “repassar a palavra” para que nunca esqueçam dessa entidade. Pouco após isso, o filme acaba.
A presença de Todd é pequena e foi escondida de todos os trailers e materiais de divulgação, embora o próprio ator já tivesse confirmado sua aparição no filme. É bem interessante, porque o filme em si nos traz três versões da lenda, tanto Daniel Robitaille quanto Sherman Fields e o mais novo, Anthony McCoy. Isso aprofunda as questões e os debates levantados pelo filme, deixando ainda mais impactante o papel do Candyman nessa franquia.
A Lenda de Candyman está em cartaz nos cinemas.
Abaixo, veja 10 coisas que você precisa saber sobre Candyman: