Review: Days Gone se tornou um apocalipse ainda mais interessante no PC
Review: Days Gone se tornou um apocalipse ainda mais interessante no PC
Agora você pode enfrentar a devastação de Days Gone no PC!
Mais um exclusivo PlayStation foi levado para o PC! Days Gone, game pós-apocalíptico de mundo aberto da Bend Studios, foi lançado para PC no dia 18 de maio, expandindo os horizontes da jornada de Deacon St. John.
Quando o título estreou no PS4, passei várias horas desbravando suas terras devastadas na garupa da moto do Deacon e publiquei minhas impressões aqui na Legião. Agora, revisitar Days Gone no PC foi uma experiência muito agradável e posso dizer que o tempo e o port talvez tenham melhorado o game.
Coloca sua jaqueta de couro, sobe na moto e vem comigo nessa jornada!
Ficha Técnica
Requisitos mínimos:
- Processador: Intel Core i5-2500K 3.3GHz ou AMD FX 6300 3.5GHz
- Memória RAM: 8 GB
- Sistema Operacional: Windows 10 64-bits
- Placa de Vídeo : Nvidia GeForce GTX 780 ou AMD Radeon R9 290
- Memória de Vídeo: 3GB (AMD 4GB)
- Espaço no HD: 70 GB
Configuração usada para review:
- Notebook Acer Nitro AN515-54
- Processador: Intel Core i5-9300H CPU @ 2.40GHz
- Memória RAM: 8,00 GB
- Sistema Operacional: Windows 10 64-bits
- Placa de Vídeo: Nvidia GeForce GTX 1650
- Memória de Vídeo: 4GB
- HD: 500GB SSD
Days Gone foi um exclusivo de PS4, lançado em abril de 2019 pela SIE Bend Studios. Em 18 de maio de 2021, o jogo recebeu um port para PC e agora pode ser encontrado também na Steam. É um shooter pós-apocalíptico de mundo aberto, em terceira pessoa, onde o jogador segue os passos do motoqueiro e mercenário Deacon St. John enfrentando Frenéticos, os infectados do game, e o culto dos Rippers.
Em Days Gone, Deacon e Boozer trabalham como mercenários para campos de refugiados no interior do Oregon, depois de um colapso global causado pelo surgimento dos Frenéticos – pessoas infectadas que se transformaram em zumbis. Deacon ainda vive o luto por ter perdido sua esposa, Sarah, durante a evacuação da cidade quando o caos dos mortos começou. Porém, pistas sugerem que talvez ela não tenha morrido da forma como o motoqueiro imaginava e o passado começa a assombrá-lo com mais força.
O que achamos de Days Gone no PC?
É engraçado como, anos atrás, eu não tinha tanto interesse assim em Days Gone – e até tinha algum preconceito com o título – mas, depois, o game acabou me conquistando à força, mesmo com alguns probleminhas chatos. Como disse na minha review de 2019, esse é um exemplo perfeito de um bom jogo; nem excelente, nem ruim, apenas bom. De lá pra cá, muita coisa mudou na indústria, mas o título da Bend Studios conseguiu a proeza de permanecer estável e envelhecer bem.
Na portabilidade para PC, Days Gone atende requisitos chave para ser um título popular e indispensável na sua Steam. Ele não requer uma máquina tão grandiosa para rodar, considerando que é um jogo do final da geração do PS4, com gráficos excelentes e um peso considerável; a jogabilidade foi bem adaptada, ainda mais se você usar um controle de PS4 ou PS5 como joystick; não há erros ou crashs que quebram o game; e é uma aventura muito divertida, que se leva a sério ao ponto de se tornar engraçada – de um jeito bom – fácil de acompanhar para iniciantes e casuais, desafiadora o suficiente para os prós e excelente para perder um bom tempo imerso nesse fim do mundo sem lembrar da nossa própria realidade devastada.
Meu notebook, que é só um pouquinho mais avançado que os requerimentos mínimos, subiu na garupa do Deacon e rodou atrás de Frenéticos como se fosse um console. O desempenho do port de Days Gone é excelente e entrega gráficos surpreendentes e uma jogabilidade lisinha, com qualidade superior ao esperado. Ainda, de alguma forma esse game parece “feito” pra PC em um nível simbólico, como se parecesse mais “correto” vê-lo na Steam do que no PS4 três anos atrás. Faz sentido pra vocês?
No entanto, ainda existem alguns probleminhas que requerem um refinamento da parte dos desenvolvedores. Bugs e glitches podem ser bem divertidos, principalmente no PC e para você streamar e dar risada, mas na análise final não dá para perdoar muito, né? Inimigos às vezes ficam presos em lugares estranhos ou surgem do nada próximos a você – e não foi porque eu não os detectei – e isso acaba causando algumas situações um pouco estressantes. Não é tão recorrente, mas é digno de nota.
Outra coisa é que as falas do game, especialmente transmissões de rádio e comunicação remota entre o Deacon e os outros personagens, não estão muito sincronizadas com o gameplay. Isso acaba atrasando certos diálogos e até faz com que conversas se atropelem e tudo fica caótico. E, aproveitando que estamos falando de caos, uma coisa do Days Gone original que não melhorou foi o menu do L1 de troca de equipamentos, que ainda é confuso e pouco prático.
Mas esses probleminhas são só isso mesmo: pequenos. No fim, além do port ter sido muito bem feito, Days Gone acabou envelhecendo muito bem. Os gráficos ainda são acima da média, o gameplay é divertido e, mesmo que seja repetitivo em sidequests e tudo mais, todo mundo precisa de um daqueles games que te permitem jogar no automático em certos momentos, sem pensar em nada.
E hoje, acho que por tudo o que aconteceu de 2019 para cá, o Deacon parece um personagem mais compreensível do que antes. Na review anterior, eu havia citado como achei corajoso, até fascinante, colocar alguém tão antipático para liderar a história. Dessa vez, ele não parece uma pessoa tão difícil assim, só um cara cansado. Muito cansado. Dá para se relacionar melhor com isso em 2021, né?
Nota
Três anos fizeram bem para Days Gone e a portabilidade só veio para acrescentar. Ainda é um game legal e só legal, mas muito bem feito e perfeito para gastar um bom tempo jogando.
Pela portabilidade para PC bem feita e pelo jogo ter envelhecido bem, a nota de Days Gone vai subir! Foi realmente muito prazeroso retornar para viajar de moto no Oregon lotado de zumbis e enfrentar algumas hordas e Rippers. Recomendo e dou todo crédito pelo bom trabalho do SIE Bend Studios.
Assim, Days Gone leva, dessa vez, 4 estrelas. Mandou bem, Deacon!
Já jogou Days Gone? PS4, PS5 ou PC? Não esqueça de comentar!
Veja agora nossa lista sobre jogos de PS5: