Político inglês culpa personagens femininas de Doctor Who e 007 pelos crimes no Reino Unido
Político inglês culpa personagens femininas de Doctor Who e 007 pelos crimes no Reino Unido
Segundo Nick Fletcher, os únicos personagens para os homens se inspirarem são os criminosos de Peaky Blinders
Filmes e séries têm um papel fundamental nas nossas vidas, e é especialmente importante ter bons personagens para nos inspirarmos, mas um político do Reino Unido acredita que a crescente onda de crimes por lá se dá pela “falta” de bons protagonistas masculinos.
Durante uma sessão no parlamento britânico para debater a criação de um Dia Internacional dos Homens, o político conservador Nick Fletcher tentou argumentar que o aumento nas taxas de crimes se dá pelo fato de que grandes personagens da cultura inglesa estão supostamente sendo substituídos por mulheres, e que os únicos exemplos de homens que sobram para garotos são criminosos, como os protagonistas de Secrets of the Krays (documentário sobre os maiores gangsters do Reino Unido) e Peaky Blinders.
O político argumentou (via Mirror):
“Em todo lugar, e não só na esfera cultural, parece haver uma minoria bastante vocal que pede a substituição de todo personagem homem por uma mulher. É só ver a discussão ao redor do próximo James Bond, e não é só ele. Nos últimos anos vimos isso acontecer com o protagonista de Doctor Who, com os Caça-Fantasmas, Luke Skywalker, O Protetor, todos substituídos por mulheres. Tudo que sobra para os homens são os Krays e Thomas Shelby. Há alguma dúvida para vermos tantos jovens cometendo crimes? Esses programas fazem o crime parecer legal.”
Confira o discurso abaixo (em inglês):
Conservative MP Nick Fletcher says Doctor Who being played by a woman has pushed young men into crime. pic.twitter.com/08rFuCtmgS
— Adam Bienkov (@AdamBienkov) November 25, 2021
O posicionamento do político, que além de ignorar o fato de Luke Skywalker continua interpretado por Mark Hamill, e que tem um gostinho de “jogos violentos causam violência”, foi obviamente ridicularizado nas redes sociais.
No Twitter, a política Ruth Cadbury, do partido trabalhista inglês, afirmou: “Após uma década no poder, ficou claro que o governo já não sabe mais como lidar com o crime, então agora jogaram a culpa na Doutora de Doctor Who.”
Já o autor James Felton brincou: “Se algum dia você se sentir estúpido, se console lembrando que um político de verdade acha que homens estão cometendo crimes violentos porque a protagonista de Doctor Who tem peitos.”
Para a felicidade dos conservadores britânicos, Jodie Whittaker está de saída de Doctor Who, com a última temporada da 13ª Doutora em andamento. Ainda não é certo quem será seu sucessor (ou sucessora), então não dá para dizer se a taxa de crimes do Reino Unido pode cair nos próximos anos.
Já para incentivar a corrupção dos pobres jovens, a temporada final de Peaky Blinders está prevista para estrear em 2022, sem data definida até o momento.
No Brasil, Doctor Who é transmitido pela Globoplay. Já Peaky Blinders pode ser encontrada no catálogo da Netflix, que coproduz a série ao lado da BBC.
Aproveite e confira: