Oscars 2021: Onde e como assistir cada filme indicado à premiação
Oscars 2021: Onde e como assistir cada filme indicado à premiação
Assista os filmes com calma e faça suas apostas!
A temporada de premiações está diferente esse ano. Em 2021, a tradicional cerimônia dos Oscars acontecerá apenas no final de abril. Uma ótima notícia para quem estava enrolando para assistir aos grandes indicados desta edição.
Como os cinemas ficaram longos períodos fechados, devido a pandemia de covid-19, a grande maioria dos indicados acabou sendo obrigada a abraçar a distribuição digital, o que facilita muito a vida dos cinéfilos de plantão.
Para ajudar ainda mais a sua maratona, chega de ficar caçando onde assistir cada título: separamos em que plataforma de streaming você encontra cada indicado. Pode preparar a pipoca, escolher os seus favoritos e acompanhar a cerimônia no dia 25 de abril!
- Netflix
- Prime Video
- Disney+
- Apple TV+, Globoplay e Telecine
- Youtube
- Cinemas
- Indisponíveis no Brasil no Momento
Netflix
No passado, houve muita resistência da Academia em aceitar filmes da Netflix como indicações válidas. Mas a gigante do streaming deu a volta por cima e agora reúne a grande maioria dos indicados da edição.
O grande destaque fica para “Mank”, filme de David Fincher que concentra o maior número de indicações — incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator Principal para Gary Oldman e Melhor Atriz Coadjuvante para Amanda Seyfried.
Outro indicado a filme do ano disponível na plataforma é “Os 7 de Chicago”, que também pode levar, entre outros prêmios técnicos, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante para Sacha Baron Cohen.
Mas o nosso grande favorito da plataforma é o último trabalho lançado pelo inesquecível Chadwick Boseman antes de seu falecimento precoce em meados de 2020. Boseman concorre a Melhor Ator por “A Voz Suprema Do Blues”, que também disputa Melhor Atriz graças a talentosa Viola Davis e mais três estatuetas técnicas.
Confira todos os filmes indicados ao Oscar disponíveis na Netflix:
- Mank – 10 indicações
- Os 7 de Chicago – 6 indicações
- A Voz Suprema Do Blues – 5 indicações
- Era Uma Vez um Sonho – 2 indicações
- Relatos do Mundo – 4 indicações
- Pieces of a Woman – Vanessa Kirby concorre a Melhor Atriz
- O Tigre Branco – Melhor Roteiro Adaptado
- A Caminho da Lua – Melhor Animação
- Shaun, O Carneiro – O Filme: A Fazenda Contra-Ataca – Melhor Animação
- Crip Camp: Revolução pela Inclusão – Melhor Documentário
- Professor Polvo – Melhor Documentário
- Uma Canção para Latasha – Melhor Documentário em Curta-Metragem
- Se Algo Acontecer… Te Amo – Melhor Animação em Curta-Metragem
- O Céu da Meia-Noite – Melhores Efeitos Visuais
- Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars – Melhor Canção Original
- Rosa e Momo – Melhor Canção Original
- Destacamento Blood – Melhor Trilha Sonora
Prime Video
É fato que o Prime Video, plataforma de streaming da Amazon, ainda não consegue competir com a Netflix em quantidade de indicados. Mas isso não os impediu de conquistar uma indicação a Melhor Filme com “O Som do Silêncio”, que também disputa pelo prêmio de Melhor Ator com Riz Ahmed, Melhor Ator Coadjuvante com Paul Raci e mais três categorias.
Uma grata surpresa é o irreverente Borat: Fita de Cinema Seguinte. A continuação da comédia escrachada de Sacha Baron Cohen foi nomeada por Melhor Roteiro Adaptado e também rendeu a Maria Bakalova uma indicação por Melhor Atriz Coadjuvante.
Confira todos os filmes indicados ao Oscar disponíveis no Prime Video:
- O Som do Silêncio – 6 indicações
- Uma Noite em Miami… – 3 indicações
- Borat: Fita de Cinema Seguinte – 2 indicações
- Time – Melhor Documentário
Disney+
Essa é a primeira premiação dos Oscars desde o lançamento do Disney+ no Brasil. A plataforma tem a enorme vantagem de contar com todo o tradicional catálogo de filmes da Disney, o que é garantia de qualidade sem igual.
Como esperado, o streaming brilha mesmo na categoria Animação. Dois dos longas indicados a Melhor Animação estão disponíveis na plataforma: Soul, que também disputa por Melhor Som e Melhor Trilha Sonora, e o subestimado Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica.
Já na categoria Melhor Animação em Curta-Metragem, a magia da Pixar é representada por Toca, uma doce história sobre a importância de pedir ajuda.
Confira todos os filmes indicados ao Oscar disponíveis no Disney+:
- Soul – 3 indicações
- Mulan – 2 indicações
- Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica – Melhor Animação
- Toca – Melhor Animação em Curta-Metragem
- O Grande Ivan – Melhores Efeitos Visuais
Apple TV+, Globoplay e Telecine
As demais plataformas de streaming não estão a tanto tempo no mercado para trazer uma representação expressiva nas maiores premiações, mas ainda conquistaram feitos importantes esse ano.
Especialmente a Apple TV+ que conseguiu emplacar duas indicações por conteúdos originais na primeira vez em sua história: Melhor Animação, pelo filme Wolfwalkers, e Melhor Som, pelo filme Greyound – Na Mira do Inimigo.
Vale lembrar que assinantes Globoplay poderão assistir a versão da cerimônia transmitida na Globo após o Big Brother Brasil. Bem a tempo de descobrir os maiores premiados da noite.
Apple TV+
- Wolfwalkers – Melhor animação
- Greyound – Na Mira do Inimigo – Melhor Som
Globoplay
- O Agente Duplo – Melhor Documentário
Telecine Play
- Emma – 2 indicações
Youtube
Fugindo um pouco do eixo do streaming pago, alguns indicados podem ser encontrados em plataformas completamente gratuitas, como o Youtube e Spotify. Esse é o caso do curta Feeling Through, que conta o encontro de um jovem em situação de rua com um homem incapaz de falar ou ouvi-lo.
Esse ano, a maioria dos indicados a Melhor Documentário em Curta-Metragem estão na plataforma, como Do Not Split, que expõe a situação dos protestos contra o governo chinês em Hong Kong. Documentários produzidos por grandes sites jornalísticos também competem por uma estatueta, como A Concerto is a Conversation, do New York Times, e Colette, do The Guardian.
Por fim, não podemos esquecer que todos os indicados musicais podem ser ouvidos tanto no Youtube quanto no Spotify, incluindo as trilhas sonoras de Soul e Judas e o Messias Negro. Mas é claro que fica difícil avaliar com precisão fora do contexto dos filmes que representam.
Indicados a Melhor Trilha Sonora no Youtube:
- “Destacamento Blood” de Terence Blanchard
- “Mank” de Trent Reznor, Atticus Ross
- “Minari” de Emile Mosseri
- “Relatos do Mundo” de James Newton Howard
- “Soul” de Trent Reznor, Atticus Ross, Jon Batiste
Indicados a Melhor Canção Original no Youtube:
- “Fight for You” de “Judas e o Messias Negro”
- “Hear My Voice” de “Os 7 de Chicago”
- “Húsavík” de “Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrid e Lars”
- “Io Si (Seen)” de “Rosa e Momo”
- “Speak Now” de “Uma Noite em Miami…”
Cinemas
Por fim, há aqueles filmes que só chegaram em território nacional nas salas de cinema. Em meio a pandemia, a grande maioria passou batido até pelos mais ávidos fãs da sétima arte. Outros continuam em cartaz até o presente momento, como um dos favoritos na categoria de Melhor Roteiro Original, Judas e o Messias Negro.
Por outro lado, muitos indicados ao Melhor Filme deste ano ainda estão para estrear em território brasileiro. Bela Vingança, Minari e Nomadland chegarão em breve aos cinemas. Enquanto Meu Pai poderá ser comprado e alugado nas principais plataformas digitais a partir do dia 9 de abril.
Indisponíveis no Brasil no Momento
Infelizmente não tem jeito, alguns títulos não tem no Brasil. Por serem filmes com um público mais específico, todo ano alguns indicados acabam sendo esnobados pelos cinemas brasileiros e dessa vez não seria diferente.
O curta The Present foi distribuído pela Netflix em diversos países mas ainda não chegou ao Brasil. Two Distant Strangers está previsto para chegar ao catálogo da plataforma no dia 9 de abril. Já o curta White Eye pode ser encontrado apenas em uma plataforma internacional para críticos. The Letter Room, curta de Oscar Isaac, não tem previsão de estreia por aqui.
Também não temos acesso aos concorrentes à Melhor Filme Internacional, aos curtas animados Genius Loci, Yes-People e Opera, além do documentário Hunger Award.
Para quem vai sua torcida nos Oscars 2021? Não deixe de comentar!
Fique com: