Matrix: Lilly Wachowski, diretora dos filmes originais, explica razão de não voltar para novo filme
Matrix: Lilly Wachowski, diretora dos filmes originais, explica razão de não voltar para novo filme
Apenas sua irmã, Lana, retorna para o novo filme
Lilly Wachowski é uma das duas irmãs que dirigiram a trilogia original de Matrix. No entanto, ela não está retornando para comandar Matrix 4 ao lado de Lana Wachowski, que assume a direção do novo filme sozinha.
Na verdade, Lilly acha a ideia de voltar a mexer em algo tão importante do seu passado é “expressamente desagradável” e ela explica o motivo em entrevista a Television Critics Association. A artista conta que sua irmã Lana teve a ideia de Matrix 4 pouco depois da morte de seus pais e que ela, Lilly, não conseguia encontrar nenhuma motivação para ir em frente com os planos da irmã:
“Havia algo sobre tudo isso, sobre voltar para trás e ser parte de algo que eu tinha feito antes que era expressamente desagradável. Tipo, eu não queria ter passado pela minha transição, passado por essa grande reviravolta na minha vida, passado pela sensação de perda da minha mãe e meu pai, apenas para voltar para algo que eu tinha feito antes e meio que caminhar sobre essas estradas que eu já tinha trilhado. Me senti emocionalmente insatisfeita com a ideia, como se eu fosse voltar a viver com esses sapatos velhos de certa forma. E eu não queria fazer isso.”
Em 2016, Lilly Wachowski se revelou uma mulher transgênero, anos depois da transição de sua irmã e parceira criativa, Lana. Ela explicou que a última década a deixou realmente exausta de estar por trás das câmeras, especialmente por ser um período de muitas mudanças em sua vida pessoal e por ter trabalhado em diversas grandes produções em um curto período de tempo, como A Viagem (2012), O Destino de Júpiter (2015) e Sense8 (2015).
“Meu mundo parecia desmoronar, até certo ponto, mesmo enquanto eu estava fazendo minhas coisas. Então, eu precisava desse tempo longe desta indústria. Eu precisava me reconectar como uma artista. E eu fiz isso voltando para a escola, pintando e outras coisas. Eu tomei essa decisão. Comecei a pintar naquele verão com minha mãe e então Lana recebeu uma ligação da Netflix informando que eles queriam fazer outra temporada de Sense8. E eu disse: ‘Não consigo. Eu não quero fazer isso’”.
Lilly disse ainda que as razões de Lana para querer fazer o novo filme Matrix eram diferentes das dela e que não chegou a conversar com a irmã desde que o trabalho na sequência de Matrix foi concluído.
The Matri: Resurrections está previsto para chegar aos cinemas em 22 de dezembro de 2021 e conta com os retornos de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss.
Fique com: