Liga da Justiça: Roteirista de HQs do Ciborgue comenta polêmica do filme
Liga da Justiça: Roteirista de HQs do Ciborgue comenta polêmica do filme
Autor se posicionou sobre a clássica frase de efeito do personagem!
Mesmo tendo sido lançado em 2017, Liga da Justiça não sai de baixo dos holofotes. De um lado, temos finalmente o lançamento do corte de Zack Snyder para o filme. Do outro, mais detalhes sobre as acusações de racismo e mau comportamento por parte de Joss Whedon começam a ser divulgados. Recentemente, descobrimos que Ray Fisher, ator que interpretou o Ciborgue, não queria dizer o icônico bordão do herói (“Booyah!“), por considerar uma frase estranha para o único personagem negro do filme.
Em seu Twitter, o autor David F. Walker, que trabalhou para a DC Comics escrevendo a HQ do Ciborgue na fase dos Novos 52, aderiu à campanha #IStandWithRayFisher, posicionando-se a favor do ator. Ele explicou que era obrigado a usar o bordão do herói nos quadrinhos, mas se incomodava com isso. Quando tentou fazer objeções à editoria, foi ignorado:
“Para que fique registrado: eu não tinha problema em ver o Luke Cage dizendo ‘Sweet Christmas!’ [‘Cacetada!’], mas toda vez que tinha que escrever ‘Booyah’ para o Ciborgue, isso esmagava a minha alma. Minhas objeções caíram em ouvidos surdos e no fim, eu acabei perdendo a alma. #IStandWithRayFisher”
David também menciona o bordão clássico de Luke Cage, da Marvel. Nos quadrinhos, o personagem costuma falar a frase “Sweet Christmas!” (que, em tradução literal, significa ‘Doce Natal!’, mas foi traduzido oficialmente no Brasil como ‘Cacetada!’). Para ele, a frase não tem um teor ofensivo, diferente do ‘Booyah!’
Walker escreveu a prestigiada fase do Ciborgue durante o reboot dos Novos 52. Nessa fase, o personagem ganhou uma nova importância no contexto da editora, tendo se transformado em um dos membros principais da Liga da Justiça (algo que inspirou bastante o filme de Zack Snyder). A revista foi recebida com entusiasmo pelos fãs do personagem, por se aprofundar mais na vida e personalidade de Victor Stone.
Liga da Justiça de Zack Snyder ainda pode ser alugado em plataformas digitais, por tempo limitado. Depois, o filme só estará disponível quando o HBO Max for lançado no Brasil, em junho deste ano.
Abaixo, veja 10 motivos para assistir Liga da Justiça de Zack Snyder: