O Imortal Hulk: Marvel remove arte considerada antissemita de HQ
O Imortal Hulk: Marvel remove arte considerada antissemita de HQ
A arte deu o que falar!
Há alguns dias a Marvel se pronunciou sobre uma arte presente em O Imortal Hulk #43, que foi acusada de ser antissemita (ou seja, conter preconceito contra judeus). A editora prometeu que iria alterar o quadro que rendeu polêmica e foi o que aconteceu. O painel foi modificado e a mensagem que ele continha foi apagado (via CBR).
A HQ causou desconforto ao mostrar uma joalheria visitada pelo vilão da HQ. Na fachada da loja era possível ver uma Estrela de Davi e as palavras “Cronemberg’s Jewery”, algo que foi visto como uma forma de ofender judeus (Jews, em inglês), visto que o termo Jewery é considerado extremamente pejorativo. Mais do que isso, Joalheria em inglês é jewelry, o que fez alguns fãs se perguntarem se não havia sido algo intencional.
Confira o painel original abaixo:
Logo que a polêmica começou, a Marvel pediu desculpas e Joe Bennett, o responsável pela HQ, se justificou. Segundo ele o erro não foi intencional:
“[…] em O Imortal Hulk #43 eu incluí um aceno a David Cronenberg. Os erros de ortografia na janela foram um erro honesto porém terrível – como eu estava escrevendo ao contrário, acidentalmente escrevi ambas as palavras errado. Não tenho desculpas para como utilizei a Estrela de Davi. Eu falhei em compreender isso como um estereótipo problemático e ofensivo, e depois de ouvir a todos vocês, eu agora entendo meu erro.”
Agora, na versão atualizada, a fachada da loja foi toda apagada, não contendo nenhum símbolo ou nome.
Confira como o painel ficou abaixo:
Que bom que tudo foi resolvido rapidamente, né?
Confira também: