Guardiões da Galáxia Vol. 3: James Gunn diz qual personagem ele não pôde colocar no filme
Guardiões da Galáxia Vol. 3: James Gunn diz qual personagem ele não pôde colocar no filme
Infelizmente, tretas com direitos autorais impedem qualquer aparição desse personagem no MCU
Qualquer tipo de adaptação de uma mídia para a outra costuma trazer uma quantidade meio desagradável de burocracia para seus realizadores. No caso de quadrinhos, o grande problema é garantir os direitos autorais de todos os personagens em tela – e nem mesmo a gigante da Marvel Studios está livre dessa dor de cabeça, como demonstrou o diretor James Gunn.
No Twitter, um fã pediu para o cineasta colocar algum tipo de easter egg ao Rom, o Cavaleiro do Espaço em Guardiões da Galáxia Vol. 3. O diretor, que é conhecido por dar atenção à personagens mais obscuros dos quadrinhos, afirmou que adoraria tê-lo na equipe, mas que infelizmente não é possível:
“Não posso porque a Marvel não é dona dos direitos autorais para Rom, apenas para os Cavaleiros do Espaço e outras partes do universo que foram criados para as HQs. Caso contrário, pode acreditar em mim que esse cabeça de torradeira provavelmente já seria parte dos Guardiões.”
Rom, o Cavaleiro do Espaço é um ciborgue alienígena do planeta de Galador, que ganhou várias HQs de sucesso pela Marvel durante a década de 1980, por sua vez baseadas em um boneco da Parker Brothers (empresa que atualmente é propriedade da Hasbro). Nos quadrinhos, Rom teve sua própria mitologia desenvolvida, com ligações aos Skrulls, Eternos e crossovers com os X-Men, Doutor Estranho, Homem-Aranha e muitos outros.
Mas isso mudou quando a Hasbro comprou a Parker Brothers e cancelou o contrato com a Marvel, pegando para si os direitos ao personagem. Por conta disso, a Marvel só pode usar elementos da mitologia de Rom – como os Cavaleiros do Espaço – mas nunca citar ou mostrar o personagem.
Essa não foi a primeira vez que James Gunn manifestou seu desejo de ver Rom nas telas, e nem sua pequena frustração com toda a burocracia envolvida. Em outubro de 2021, o cineasta explicou para outro fã que, sem os direitos para o personagem principal, não faz sentido nem usar os Cavaleiros do Espaço nas telas:
“A Marvel é dona das HQs; a Hasbro é a dona do personagem. Sem algo mudar, a história original dos Cavaleiros do Espaço nunca pode ser contada sem Rom.”
Guardiões da Galáxia Vol. 3 chega aos cinemas em maio de 2023, sem data definida até o momento.
Ficou curioso sobre Rom, o Cavaleiro do Espaço? Aproveite e confira tudo que você precisa saber sobre o personagem abaixo: