Gavião Arqueiro: Fãs protestam falta de compensação da Marvel a David Aja
Gavião Arqueiro: Fãs protestam falta de compensação da Marvel a David Aja
Série tem grande inspiração em HQs feitas por David Aja e Matt Fraction, mas eles não foram compensados por isso
As produções do MCU se tornaram grandes sucessos mundiais, levando diversas histórias das HQs para as telonas. Apesar disso, pouca compensação é dada para aqueles que trabalharam nas obras originais, que não recebem nada a mais independente do quão rentáveis suas criações tenham se tornado. Agora, isso esta discussão ressurgiu com o lançamento de Gavião Arqueiro, que se baseia nos quadrinhos de David Aja e Matt Fraction, mas não compensou os criadores.
Como resultado, os fãs da obra vem se manifestando nas redes sociais, com muitos decidindo até mesmo boicotar a série. A reclamação vem ocorrendo principalmente em relação aos aspectos visuais da obra, que baseia sua estética inteiramente no trabalho de Aja desde o material promocional, mas não o compensou por isso. Após a estreia dos primeiros episódios, os protestos se agravaram, já que toda a sequência de abertura utiliza o estilo do artista como base.
O próprio Aja já havia se manifestado sobre o assunto após comparações entre um pôster da produção do Disney+ ser amplamente comparado a uma das capas feitas por ele. Após reclamações de que o ilustrador não havia sido creditado, ele complementou pedindo compensação por seu trabalho ser utilizado como base.
Joshua Yehl, do IGN, comentou em sua conta no Twitter:
“Eu gostei de Gavião Arqueiro. Tem a qualidade pé no chão das minhas histórias favoritas dos quadrinhos da Marvel. Mas estou incomodado com como o trabalho de David Aja é a base da série E do marketing e ainda assim aparentemente a Marvel não deu a ele nem um cheque ou mesmo um crédito? Vamos lá né.”
Gene Park, do Washington Post, apoiou a reclamação, dizendo:
“Eu não vou assistir Gavião Arqueiro por causa disso. Ouvi que é bom mas não quero recompensar a Disney por ser mesquinha com compensação e crédito.”
O escritor Tom Taylor, que já trabalhou em quadrinhos da Marvel e da DC, também se manifestou:
“Meu filho e eu realmente gostamos dos dois primeiros episódios de Gavião Arqueiro. Mas eu quero ver um crédito gigante para David Aja bem na frente. O trabalho dele com Matt Fraction parece estar no DNA de toda a série.”
Diversos fãs também comentaram o assunto, como foi o caso do usuário @aniqrahman no Twitter:
“A influência, estilo e estética da arte de David Aja dentro de toda a série é tão forte, principalmente com os belos créditos de abertura e encerramento dos episódios. Por que motivo a Marvel não o pagou e creditou? Ele merece muito mais.”
Alguns comentários foram mais extremos, pedindo que o público não assista à série:
“Todo mundo, por favor leiam Gavião Arqueiro de Matt Fraction e David Aja e não assistam à série. Eu garanto que será uma experiência melhor.”
A série incluiu o artista na sessão “Agradecimentos Especiais”, embora essa citação tenha sido algo tão pequeno que passou despercebida por muitos. Além disso, a principal consideração de muitos é que apenas incluir o nome dele nos agradecimentos não é o bastante, já que a identidade visual da série é baseada no trabalho de Aja.
Novos episódios de Gavião Arqueiro estreiam no Disney+ às quartas-feiras. Os dois primeiros episódios da série já estão disponíveis.
Veja também: