O Gambito da Rainha: Beth Harmon existiu de verdade?
O Gambito da Rainha: Beth Harmon existiu de verdade?
As suas principais dúvidas sobre O Gambito da Rainha, mini-série da Netflix, respondidas!
O Gambito da Rainha pegou o público de surpresa, se tornando um grande sucesso rapidamente e um dos maiores lançamentos da Netflix no ano passado. Protagonizada por Anya Taylor-Joy, a história acompanha a protagonista Beth Harmon, uma jovem com grande talento no xadrez que busca chegar ao topo do esporte enquanto precisa lidar com vício em álcool e drogas. O impacto foi tamanho que além de a produção se tornar um sucesso mundial, pesquisas indicam que até o interesse no xadrez aumentou devido à sua influência.
Ainda assim, o público permaneceu com algumas dúvidas quanto à produção. A personagem principal é baseada em uma jogadora real? O que é um gambito? Em que a série é inspirada? Neste artigo, trazemos as respostas para as principais dúvidas sobre O Gambito da Rainha!
- Beth Harmon, de O Gambito da Rainha, existiu de verdade?
- Em que a série é inspirada?
- O que é um gambito?
- Os russos são bons jogadores de xadrez como na série?
Beth Harmon, de O Gambito da Rainha, existiu de verdade?
A reposta simples é não, mas isso não quer dizer que ela não tenha sido inspirada em pessoas reais. Enquanto a protagonista da série é puramente fictícia, sua jornada foi comparada a grandes jogadores de xadrez, principalmente Vera Menchik e Judit Polgár. Ambas se tornaram notáveis por quebrarem as barreiras de gênero no esporte, competindo em torneios anteriormente dominados por homens.
Assim como Harmon, Menchik começou a aprender a jogar ainda durante a infância. De acordo com o The Washington Post, ela foi a primeira mulher a competir em torneios masculinos, além de se tornar a primeira a participar de torneios de alto nível. Seu modo de jogar, no entanto, era um tanto diferente da personagem da série, que tende a ser mais agressiva em suas jogadas.
Polgár, por outro lado, foi a primeira jogadora a competir em um mundial e ficar entre os dez melhores. Diferente de Menchik, ela se recusava a participar de competições exclusivamente para mulheres, preferindo entrar em torneios abertos que geralmente eram dominados por homens. Apesar das comparações entre ela e Harmon, a jogadora real era muito jovem quando a personagem foi escrita, só sendo conhecida fora de seu país posteriormente.
Por fim, a personagem também foi comparada a Bobby Fischer, outro jogador que começou ainda cedo e se tornou campeão mundial ao derrotar um adversário soviético. Apesar de todas as semelhandas com pessoas reais, no entanto, o criador de Harmon, Walter Tevis, nega que sua protagonista tenha sido inspirada em um jogador em particular.
Em que a série é inspirada?
A trama em que a produção da Netflix se baseia teve sua origem na literatura, sendo escrita pelo já citado Walter Tevis. O escritor estadunidense publicou a obra de mesmo nome da série em 1983, um ano antes de sua morte. Assim como na série, a protagonista é Beth Harmon, uma garota órfã que se mostra extremamente talentosa no xadrez. Seu objetivo é se tornar a melhor do mundo, mas enquanto avança no esporte, ela precisa lidar com o vício que adquiriu enquanto vivia em um orfanato.
A base da história é igual em ambas as versões. As divergências entre o original e a adaptação são mínimas, com os personagens e situações se mantendo iguais na maior parte do tempo.
O que é um gambito?
O gambito no nome da série vem das jogadas de xadrez. O conceito desses movimentos seria buscar um meio de obter vantagem ao se sacrificar uma peça. Assim, essa “artimanha” muitas vezes funciona também como um modo de abalar o psicológico do oponente.
“Gambito da Rainha”, por sua vez, é o nome de uma jogada tradicional do esporte, que existe pelo menos desde o século XV, sendo uma das aberturas de xadrez mais antigas de que se tem conhecimento. Nela, o peão à frente da rainha e do bispo avançam, dando mais liberdade de movimento para essas peças. Na série, Beth utiliza a jogada algumas vezes, embora ela não seja a única utilizada pela personagem.
Os russos são bons jogadores de xadrez como na série?
Ainda que não seja possível afirmar de modo geral que todo russo é um bom jogador de xadrez, o fato é que o esporte possui grande relevância no país, que conta com alguns grandes jogadores em decorrência disso. Existe uma ligação entre o jogo e a cultura da Rússia, que tem uma longa tradição neste sentido. O esporte se tornou até uma disputa política durante a Guerra Fria, quando representantes dos Estados Unidos e da União Soviética se enfrentaram. Com o representante soviético sendo derrotado, isso o levou a ser mal visto em seu país de forma que o levou a se mudar para a França.
Na série da Netflix, o objetivo final de Beth é vencer seu rival russo e campeão mundial, Vasily Borgov. Embora ambos sejam personagens fictícios, a rivalidade tem fundamento real, como a disputa política ocorrida durante a Guerra Fria demonstra.
Fique com: