Falcão e o Soldado Invernal: Entenda como Madripoor se conecta aos X-Men
Falcão e o Soldado Invernal: Entenda como Madripoor se conecta aos X-Men
A cidade de Madripoor é muito importante nos quadrinhos dos Mutantes!
Falcão e o Soldado Invernal continua deixando em polvorosa os fãs do universo cinematográfico da Marvel, que são surpreendidos a cada semana com surpresas inesperadas e novos elementos sendo adicionados ao mundo que cerca os personagens. Um desses elementos chamou atenção mais do que qualquer outro: a introdução de Madripoor, um local bastante conhecido por quem lê os quadrinhos, especialmente os dos X-Men.
Mas como Madripoor se conecta aos mutantes, e o que isso poderia significar para eles no MCU? Neste artigo, vamos tirar algumas dúvidas e confabular um pouco sobre como pode ser a introdução dos X-Men pelo Marvel Studios!
O que é Madripoor?
A própria criação de Madripoor já remete aos mutantes: a cidade apareceu pela primeira vez em Criada em New Mutants #32, criada por Chris Claremont e Steve Leialoha em 1985. Madripoor é pequena ilha localizada no sudeste da Ásia, fundada originalmente por piratas há centenas de anos. Com o passar do tempo, se tornou um dos maiores pontos econômicos do universo Marvel, mas também adquiriu a fama de ser um local com uma concentração enorme de escória e vilania. Organizações criminosas, vilões procurados, traficantes de armas e outros maus elementos podem ser facilmente encontrados por lá, já que o governo corrupto é indulgente com esses tipos. Se um fugitivo procurado quer se esconder, lá é o lugar perfeito.
Nos quadrinhos, a ilha foi construída em cima de um dragão adormecido (!!), que a qualquer momento pode acordar e acabar com toda a vida no local. Isso só mostra o espírito ousado e sem regras da maioria da população, que convive com o perigo e o risco de morte de forma tão normal quanto o simples ato de se atravessar a rua.
Embora seja parte do universo Marvel como um todo, Madripoor serviu de palco principalmente para histórias dos X-Men e é particularmente importante para o Wolverine, que passou um bom tempo como residente do local, fez amizades com gente importante e duelando contra inúmeros vilões.
Wolverine e Madripoor
Em uma época onde se acreditava que os X-Men estavam todos mortos, Wolverine se mudou para Madripoor para recomeçar, enfrentando criminosos e tentando tocar sua vida. Conhecido simplesmente como “Caolho“, Logan passou a viver na cidade baixa, a parte que concentrava a maioria mais pobre da população. Com o tempo, ele fez amizade com Jessán Hoan, também conhecida como Tigre, que controlava com mão de ferro o submundo da cidade e, assim, mantinha a ordem – ou algo parecido com isso.
O terceiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal faz uma referência discreta, porem claríssima, ao Wolverine e à Tigre: em dado momento, podemos observar o neon de entrada do Bar Princesa, um dos locais preferidos de Logan na cidade e cuja dona é ninguém menos que a própria Tigre. Não é muito, mas é um lembrete de que o Marvel Studios caminha a passos largos até a apresentação do núcleo mutante ao MCU.
Madripoor e os X-Men
Madripoor foi palco de vários momentos envolvendo os X-Men e seus personagens. A Mística, por exemplo, já tentou transformar a ilha em um local exclusivo para mutantes, criando uma droga com um “hormônio de crescimento mutante” para dar poderes a indivíduos comuns. Daken, o filho de Wolverine, já chegou a comandar a cidade, após dar um golpe traiçoeiro em Tigre ao adquirir vários recursos financeiros e se aliar a pessoas importantes, levando seus cidadãos a uma guerra civil sangrenta que durou dias.
Em uma outra fase dos quadrinhos, Magneto e os X-Men de outro tempo chegaram a usar Madripoor como seu quartel general, enquanto o mestre do magnetismo tentava encontrar uma maneira de levá-los de volta à sua respectiva época. Não importa a fase, os X-Men sempre acabam voltando a pisar no solo de Madripoor vez ou outra, o que só mostra que eles sempre estarão de alguma maneira ligados a aquele lugar. E estes são só alguns entre muitos casos em que o destino dos heróis mutantes foi decidido nos becos e ruas de Madripoor.
Embora ninguém saiba ao certo quando ou como os X-Men serão introduzidos ao MCU, mas é indiscutível que o primeiro passo foi dado em Falcão e o Soldado Invernal, que ainda tem mais alguns episódios pela frente. Dito isso, os fãs já esperam uma grande surpresa em relação aos mutantes até o final da temporada, o que, caso aconteça, vai elevar ainda mais o status de importância da série dentro do universo cinematográfico da Marvel.
Falcão e o Soldado Invernal está sendo exibido no Disney+, com novos episódios toda sexta-feira.
Veja também: