Thunderbolts? Vingadores Sombrios? Jovens Vingadores? Conheça 5 equipes que a Marvel deve adaptar
Thunderbolts? Vingadores Sombrios? Jovens Vingadores? Conheça 5 equipes que a Marvel deve adaptar
O Universo Cinematográfico da Marvel está se preparando para introduzir uma nova leva de equipes. Quais seriam elas?
Com dez anos de experiência no mercado – e muitos mais por vir -, o Universo Cinematográfico da Marvel se tornou um verdadeiro império no que diz respeito às franquias do cinema, especialmente quando falamos de super-heróis e adaptações de quadrinhos. E se olharmos na história dessa saga, podemos ver equipes formidáveis formadas, como os Vingadores e os Guardiões da Galáxia, além dos recentes Eternos.
Porém, o futuro está vindo com tudo e ainda teremos algumas novas equipes a caminho – as mais aguardadas sendo o Quarteto Fantástico e os X-Men, obviamente. Contudo, se olharmos nos filmes e séries mais recentes, temos a certeza de que o estúdio está preparando uma expansão massiva dos super-grupos de seu universo. Aqui, resolvemos listar algumas das equipes de heróis que podem chegar ao MCU em breve!
Jovens Vingadores
Já de cara, talvez a equipe mais “próxima” da realidade são os Jovens Vingadores, uma versão juvenil do grupo de heróis que todos já conhecem e amam. Criados por Allan Heinberg e Jim Cheung, eles surgiram nos quadrinhos pouco após a saga Vingadores: A Queda, e vieram com a promessa de serem a “próxima geração de guerreiros” que defenderia a Terra (ou ao menos Nova York) de todos os males.
Os Jovens Vingadores se tornaram muito queridos pelos fãs e ganharam dois volumes de revistas, além de vários especiais e participações em outras sagas ou eventos. Atualmente, a equipe não “existe” mais nos quadrinhos, já que cada membro seguiu seu caminho solo. Mas levando em conta a popularidade do grupo e a necessidade de explorar mais representatividade nos cinemas, eles podem se formar em breve.
Já tivemos a inclusão de Billy e Tommy Maximoff em WandaVision (eles se tornam os heróis Wiccano e Célere), a Kate Bishop em Gavião Arqueiro, Cassie Lang nos filmes do Homem-Formiga (ela se torna Estatura), Elijah Bradley em Falcão e o Soldado Invernal (ele vira o Patriota), Kid Loki em Loki e, em breve, teremos ainda a Ms. America em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.
Dessa forma, poucos membros clássicos da equipe ainda não foram introduzidos nesse universo – como o Hulkling e o Rapaz de Ferro (sendo que esse é uma versão alternativa de Kang, vilão que terá um papel crucial no futuro da Marvel). Falta pouco para a Casa das Ideias oficializar uma aventura da equipe – e talvez traga novas adições juvenis, como a Ms. Marvel e a Coração de Ferro, que nas HQs fazem parte do “também-grupo-juvenil” Campeões.
Defensores
Embora muitos fãs tenham conhecido os Defensores como o grupo de heróis urbanos formado pelas séries da Casa das Ideias na Netflix, a verdade é que já existiu outro grupo com o mesmo nome – e cujos propósitos eram diferentes. Os Defensores originais foram criados por Roy Thomas e eram compostos por um quarteto improvável: Surfista Prateado, Doutor Estranho, Namor e Hulk. Sua missão original? Deter ameaças místicas e/ou cósmicas.
Com o passar dos anos, o grupo foi evoluindo e deu espaço a novos membros, como Valquíria, Felina, Guardião Vermelho, Falcão Noturno e até mesmo os mutantes Homem de Gelo e Fera. A equipe sempre foi variada em suas formações e nunca teve um elenco muito fixo de heróis, embora o quarteto original se mantenha em boa parte das histórias. E pelo visto, uma versão da equipe pode estar a caminho.
O que nos faz supor isso? Em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, veremos Stephen Strange unindo uma equipe para impedir o colapso total do Multiverso, ao mesmo tempo em que enfrenta grandes inimigos vindos de outro universo. Para isso, ele vai contar com o auxílio da Feiticeira Escarlate e de Wong, entre outros. Sendo um grupo só de magos, não seria difícil imaginar que uma versão “reformulada” dos Defensores pode estar surgindo.
Recentemente, a Hasbro mostrou também um dos visuais usados por Strange no filme – em um novo boneco. Para a nossa surpresa, o novo visual é descrito como “Defender Dr. Strange“, ou seja, “Doutor Estranho Defensor“. No entanto, vale lembrar que o retorno de certos personagens em produções recentes também pode indicar uma nova versão daquela outra equipe dos Defensores…
Filhos da Meia-Noite
Ao mesmo tempo que o Doutor Estranho pode estar no centro de uma nova formação dos Defensores, existe um grupo de anti-heróis que também não podemos esquecer – e que ocasionalmente contam com a participação do herói místico. Estamos falando dos Filhos da Meia-Noite, um grupo formado por heróis sobrenaturais ou urbanos, que não têm medo de sujar as mãos com ameaças perigosíssimas.
O filme do Blade está a caminho e ele sempre foi o principal integrante desse grupo, mas há outros heróis surgindo a torto e a direito que poderiam fazer parte dessa formação também, como o Cavaleiro da Lua, que ganhará sua primeira adaptação em live-action no ano que vem, em uma série do Disney+. Falando nisso, há rumores de que o Lobisomem pode aparecer na série, o que contaria como uma ótima adição também.
Mas por qual motivo os Filhos da Meia-Noite podem estar a caminho? O Universo Cinematográfico da Marvel foi, durante anos, criticado por ser muito “leve” e não apresentar histórias adultas, mas nos últimos anos, o estúdio parece estar um pouco mais disposto a se arriscar em novas produções – tanto que o segundo filho do Mestre das Artes Místicas é descrito como tendo “elementos de horror”.
Além disso, podemos ter já as primeiras pistas de que o grupo está se formando. Na cena pós-créditos de Eternos, vemos Dane Whitman (que nos quadrinhos, é o Cavaleiro Negro) sendo convocado por uma figura misteriosa. A própria diretora do filme já confirmou que se trata do Blade, que terá filme solo em um futuro não muito distante. Será que o Caçador de Vampiros precisa de ajuda com alguma ameaça maior?
Thunderbolts
Nos quadrinhos, uma equipe muito curiosa foi formada na década de 90. Eles são os Thunderbolts – um grupo que surgiu das entranhas dos Mestres do Terror. Aqui, após ser derrotado incontáveis vezes pelos Vingadores e outros heróis, o Barão Zemo viu a oportunidade de apresentar uma nova equipe ao mundo. Disfarçado como Cidadão V, ele criou os Thunderbolts.
A ideia original da equipe era pegar vilões que faziam parte dos Mestres do Terror e dar a eles novas identidades para que pudessem continuar propagando o caos – mas dessa vez, na surdina. Eles se passariam por heróis e provariam de todos os jeitos que eram melhores que os Vingadores, mas cometeriam atos criminosos pelas costas e criariam um verdadeiro inferno na vida dos heróis.
Ao menos, essa foi a ideia original da equipe. Depois de um tempo, os Thunderbolts tiveram várias versões – eles já foram vilões em um programa de reabilitação, liderados pelo Luke Cage; já foram também mercenários poderosos comandados pelo Justiceiro e pelo Hulk Vermelho. De qualquer forma, o grupo sempre lidou com figuras mais ambíguas moralmente, que não estavam dentro do conceito normal de heroísmo.
E como isso pode ser aplicado ao Universo Cinematográfico da Marvel? De diversas formas, ainda mais conforme vemos algumas figuras mais “ambíguas” conquistando seu espaço nessa franquia, como o próprio Zemo. E, aliás, não podemos nos esquecer de que uma figura peculiar está coletando alguns anti-heróis para fazer parte de um projeto secreto – mas isso é assunto para daqui a pouco…
Vingadores Sombrios
Um dos desenvolvimentos dos Thunderbolts nos quadrinhos se deu após a saga Invasão Secreta, na qual o mundo perdeu a confiança nos Vingadores, enquanto Norman Osborn ascendia ao estrelato como uma grande figura de proteção para o povo americano – tanto que acabou sendo nomeado Secretário de Defesa, ao mesmo tempo em que comandava sua própria organização de inteligência, o M.A.R.T.E.L.O.
Norman, que já havia sido o Duende Verde, criou para si uma nova persona, o Patriota de Ferro, e convocou vilões de todos os tipos para fazerem parte de sua nova equipe, os Vingadores Sombrios. A ideia era trazer integrantes dos Thunderbolts e outros anti-heróis/vilões para dar uma “repaginada” na equipe, enquanto conquistavam cada vez mais apoio popular das massas.
Assim, Daken se tornou o novo Wolverine, o Mercenário tomou o lugar do Gavião Arqueiro, o Escorpião virou o novo Homem-Aranha, Rocha Lunar se tornou Ms. Marvel – entre outros. Para fechar o grupo, ele ainda convocou nomes como Ares, Sentinela e Noh-Varr, além do “clone” de Thor – um androide poderosíssimo chamado, com razão, de Ragnarök.
Como a Marvel acabou de lançar uma quadrilogia muito bem-sucedida dos Vingadores nos cinemas, com os heróis se tornando o ponto central do MCU, faria todo sentido dar uma repaginada na equipe e virar o mundo dos fãs de cabeça para baixo, colocando-os como vilões e preparando um inevitável confronto entre os Vingadores originais e os Vingadores Sombrios.
O plano de Valentina Allegra de Fontaine
Falando especificamente dessas duas últimas equipes, temos uma outra figura em jogo que não podemos esquecer: a astuta Valentina Allegra de Fontaine, que já apareceu em Falcão e o Soldado Invernal e Viúva Negra, e é vivida pela maravilhosa Julia Louis-Dreyfus. A personagem está montando uma equipe usando vários personagens que já foram introduzidos, como John Walker e Yelena Belova.
Muitos fãs acreditam que ela pode estar montando sua própria versão dos Thunderbolts – o que representaria uma grande quebra com o material fonte, já que Valentina nunca foi uma líder da equipe nos quadrinhos. Porém, também há quem acredite que ela está montando a versão “sombria” dos Vingadores – e não basta ir muito longe para ver isso, já que ela está convocando personagens que são “versões” de alguns Vingadores clássicos.
Por exemplo, temos o Agente Americano que cumpre o papel de Capitão América, enquanto Yelena é, em essência, a nova Viúva Negra. Não deve demorar muito para a personagem aparecer novamente, e provavelmente já estará com mais membros que “espelham” outros Vingadores – talvez Agatha Harkness como espelho de Wanda Maximoff, ou então a Poderosa Thor no lugar do Filho de Odin? Só o futuro nos dirá!
Abaixo, veja também: