Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba 2×07: Acenda o Fogo do Seu Coração
Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba 2×07: Acenda o Fogo do Seu Coração
O arco Mugen Train chega ao seu triste fim
Atenção: Alerta de Spoilers!
Finalmente chegamos ao triste fim do arco Mugen Train de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, após 1 episódio de introdução inédito e 6 episódios que adaptaram o filme. A partir da semana que vem teremos os episódios inéditos que dão continuidade à história do mangá.
Sobre as partes técnicas que sempre separo comentários, acredito que o destaque dessa vez não esteja só com a animação, mas também com a direção de fotografia. Não apenas pelo enquadramento de cada cena que costuma ser bem bonito desde o primeiro episódio, mas também pela movimentação de câmeras durante esta última luta de Rengoku.
A junção da animação com os movimentos de câmera foi a combinação perfeita para que essa tenha sido uma das lutas visualmente mais bonitas de Demon Slayer até agora.
O episódio começa do ponto em que o anterior parou, com Rengoku enfrentando Akaza e algumas gotas de seu sangue caindo, deixando Tanjiro e Inosuke preocupados com o Hashira. Em seguida a Lua Superior novamente tenta convencer Rengoku a se tornar um Oni, pois o caçador é notavelmente muito forte e extremamente habilidoso. Ele novamente exalta a força de Rengoku ao dizer:
“Que belo espírito de luta! Essa determinação, mesmo com esses ferimentos… Esse poder mental! Uma postura rígida que não abre qualquer brecha!”
Akaza continua insistindo e os dois se enfrentam numa batalha eletrizante que termina com o oni perfurando o abdômen do Hashira com seu braço direito e lamentando a morte do humano dizendo “Você é um ser poderoso escolhido!”.
Então temos a revelação do principal motivo para que Rengoku não queira se tornar um oni, mesmo estando prestes a morrer: um flashback onde lembra de uma conversa com sua mãe ainda criança nos mostra como desde cedo ele teve sua força notada mesmo dentro da própria família e uma criação que sempre o fez entender que seu papel era ser gentil e proteger as pessoas.
Sua mãe aparenta estar perto de morrer e afirma ter orgulho de ter tido um filho com uma missão tão importante como ser gentil e cuidar dos desprotegidos.
Era a força dessa lembrança que o Pilar das Chamas precisava para tentar cortar de vez o pescoço do demônio e salvar definitivamente todos que estavam no Trem Infinito. Mais uma vez ele mostra sua força ao parar com uma mão um soco de Akaza que o atingiria bem no rosto. Isso choca o oni, afinal foi um soco com sua força total para que conseguisse se desvencilhar do ataque do caçador que estava determinado a matá-lo.
Nesse momento Akaza percebe que Rengoku não irá soltá-lo e se desespera ao ver que o sol está prestes a nascer. Mesmo que o Hashira não conseguisse cortar totalmente o pescoço do inimigo, ele sabia que a morte chegaria se ele ficasse exposto ao sol e por essa razão utiliza suas últimas energias nessa tentativa de mantê-lo ali até que o sol o queimasse.
Infelizmente a luta acaba com Akaza conseguindo escapar pela floresta após arrancar seus dois braços, fugindo de forma covarde como Tanjiro observou. Mesmo o oni afirmando que fugiu por conta do sol e não dos caçadores, Tanjiro grita em desespero e raiva:
“Não foge, seu covarde! Os exterminadores sempre estão lutando com vocês na calada da noite, quando vocês tem a vantagem. Mesmo sendo só humanos de carne e osso! Nossos ferimentos não se curam tão facilmente. Nossos membros perdidos também não voltam mais! Não fuja, seu idiota!” e continua a gritar “O senhor Rengoku é muito mais incrível que você! Muito mais forte! O Senhor Rengoku não foi derrotado! Ele não deixou ninguém morrer! Lutou até o fim! Nos protegeu até o fim! Você que perdeu! A vitória foi do Senhor Rengoku!”
E mesmo gravemente ferido, Rengoku se preocupa com o bem estar de Tanjiro e o pede para que ele não gritasse assim pois isso poderia reabrir o ferimento interno em seu abdômen causado no episódio anterior. Tanjiro se sente muito impotente por não ter conseguido ajudar o Pilar das Chamas por estar esgotado fisicamente após utilizar a Hinokame Kagura.
Rengoku chama o garoto para lhe contar sobre os documentos dos antigos Hashiras das Chamas na casa de sua família, pois lá talvez tivesse alguma informação sobre a Respiração do Sol que Tanjiro tanto procura. Kyojuro pede para que os garotos mandem um recado para sua família: ao seu irmão mais novo, que ele siga o caminho que seu coração mandar e ao seu pai, que cuide de sua própria saúde.
Também aproveita seus últimos momentos de vida para dizer que acredita e confia em Nezuko, pois viu com os próprios olhos a menina protegendo os humanos no trem enquanto arriscava sua própria vida. Ele reconhece Nezuko como parte do esquadrão de caçadores e diz a Tanjiro para que ambos nunca se sintam mal pela realidade de sua irmã, pois ela é uma caçadora também.
Ele se despede dos meninos dizendo para que treinem e se tornem os próximos Hashiras, que sua morte é resultado de sua escolha em protegê-los e que ele não tem problema algum com isso, e motiva Tanjiro dizendo para acender o fogo em seu coração, mesmo que ele esteja desmotivado ou com medo.
Rengoku prestes a morrer vê sua mãe atrás de Tanjiro e a pergunta se ele conseguiu cumprir seu papel em vida, ela responde prontamente que ele cumpriu muito bem. Em seguida, temos Rengoku sorrindo e morrendo logo em seguida.
Foi um final bem triste e mesmo tendo assistido ao filme, me emocionei novamente com este último episódio. A forma como a história conseguiu nos apresentar um personagem em tão pouco tempo, com tão pouco espaço de tela e nos fazer se importar com ele em menos de 6 episódios ao ponto de sentir tanto sua morte é algo admirável.
Kyojuro Rengoku é um personagem gentil, atencioso, cuidadoso e ainda tem um ar de inocência quando sorri, mas é um dos guerreiros mais fortes que o anime nos apresentou até agora, tendo suas habilidades reconhecidas até por uma Lua Superior.
Isso deixa abertura para imaginarmos como serão os outros Hashiras e seus níveis de poder, uma vez que mesmo tão poderoso, Rengoku não era o mais forte da equipe.
Você pode acompanhar a Segunda Temporada de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba na Crunchyroll e na Funimation.
Mas e você, o que achou sobre esse primeiro arco? Se emocionou de novo? Está ansioso pela próxima semana e o início de arco inédito? Deixe nos comentários!
Confira também: