Kimetsu no Yaiba: Fundador do estúdio do anime pode ser preso por sonegação de impostos
Kimetsu no Yaiba: Fundador do estúdio do anime pode ser preso por sonegação de impostos
Estúdio de Demon Slayer e Fate/Zero está sendo investigado!
O estúdio responsável por Kimetsu no Yaiba: Demon Slayer está sendo alvo de uma grande investigação policial no Japão, precisamente por conta das ações de seu cofundador, Hikaru Kondo. O empresário está sendo investigado por sonegação de impostos e evasão fiscal, podendo ser detido em até 20 meses (um ano e oito meses) na prisão.
Hikaru é fundador, diretor representativo e presidente da Ufotable, o estúdio de animação que, ao longo dos anos, entregou animes como Fate/Zero e The Garden of Sinners. Nos últimos anos, Hikaru foi acusado pela justiça japonesa de sonegar cerca de 138 milhões de ienes – quantia que equivale a US$ 1,25 milhões. De acordo com a acusação, ele é responsável por “direcionar a companhia a cometer, repetidamente, fraude quando os lucros estavam altos” (via Anime News Network)
O veredito final será revelado no dia 10 de dezembro, mas Kondo já admitiu às acusações recebidas. Apesar da quantia inicialmente revelada, a investigação dos acusadores indica que Kondo e a Ufotable chegaram a esconder cerca de 441 milhões de ienes (US$ 4 milhões) entre 2015 e 2018, como forma de manter uma base financeira contra possíveis perdas financeiras para o estúdio.
O caso fica ainda mais complexo, já que Kondo supostamente escondeu cerca de 30% dos lucros dos restaurantes e cafés temáticos da Ufotable em um cofre localizado em sua casa. Além disso, a empresa ainda é suspeita de desviar fundos de caridade arrecadados em 2011 por causa do terremoto Tohoku, que matou mais de 19 mil pessoas. Caso fosse provado, esse crime poderia levar a dez anos de cadeia para os envolvidos, mas a Agência Tributária Regional do Japão não levantou queixa.
O escândalo está causando um abalo no Japão, uma vez que o estúdio estava ganhando grande reconhecimento com Demon Slayer – o maior anime de todos os tempos, ao menos no que diz respeito ao público e à crítica. Ainda não sabemos como isso pode afetar a produção e a popularidade do anime, mas o caso não está repercutindo bem na mídia especializada.
Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba está disponível no Crunchyroll, na Funimation e na Netflix.
Abaixo, confira também: