Caverna do Dragão: Qual é o verdadeiro final do desenho?
Caverna do Dragão: Qual é o verdadeiro final do desenho?
Saiba qual teria sido o final de Caverna do Dragão e porque o desenho foi cancelado!
Dentre os desenhos que marcaram época, poucos são tão amados e reverenciados quanto Caverna do Dragão. A história, levemente baseada no RPG Dungeons & Dragons, seguia um grupo de jovens em aventuras fantásticas por um mundo bem diferente do nosso, enquanto recebiam os conselhos do Mestre dos Magos e enfrentavam o terrível Vingador.
Porém, o fim da série ainda é motivo de um grande tabu entre os fãs. Muitos não sabem exatamente o que aconteceu no último episódio, tanto pelo modelo de exibição fragmentada no Brasil quanto pelas várias lendas urbanas que se criava a respeito do final. E é pensando nisso que aqui iremos sanar suas dúvidas e explicar exatamente o que rolou no final de Caverna do Dragão e por que a série foi cancelada?
- Qual a história de Caverna do Dragão?
- Qual foi o último episódio exibido de Caverna do Dragão?
- Os personagens de Caverna do Dragão estão mortos?
- Qual o final de Caverna do Dragão e por que ele foi descartado?
- Por que Caverna do Dragão foi cancelada?
- O final "não-oficial" de Caverna de Dragão
Qual a história de Caverna do Dragão?
Uma parceria entre a TSR (a empresa de jogos de D&D) e a Marvel Productions, Caverna do Dragão foi a famosa série animada exibida entre 1983 e 1985, lançada originalmente na emissora CBS. A série teve três temporadas e um total de 27 episódios, contando a história de um peculiar grupo de amigos que são transportados para o “reino de Dungeons & Dragons“, ao passarem em uma montanha-russa em um parque de diversões.
Os amigos são Hank, o arqueiro; Eric, o cavaleiro; Diana, a acrobata; Sheila, a ladina; Presto, o mago e Bobby, o bárbaro. Ao chegarem nesse mundo, eles encontram o Mestre dos Magos, um sábio poderoso que os auxilia em sua jornada através de conselhos enigmáticos e misteriosos, além do Vingador, um medonho vilão cheio de ódio no coração.
Ao longo da jornada, sua principal meta é encontrar um caminho de volta para casa, mas para isso eles precisam dar ajuda a várias pessoas e enfrentar criaturas estranhas, enquanto formam um elo único e inabalável. A série acabou antes de ter seu final planejado, e isso levou a várias teorias da conspiração e lendas urbanas sobre o que aconteceria nesse encerramento.
Qual foi o último episódio exibido de Caverna do Dragão?
O último episódio exibido de Caverna do Dragão se chama “The Winds of Darkness” – ou, no Brasil, “A Névoa da Escuridão”. Ele é o sexto capítulo da terceira temporada e o vigésimo sétimo episódio da série, no geral. O capítulo foi exibido no dia 7 de dezembro de 1985.
Na história, vemos os heróis enfrentando um vilão sinistro chamado Darkling (uma das muitas criaturas que existem no mundo de Dungeons & Dragons). Esse ser é capaz de produzir uma névoa sinistra que suga a energia vital das suas vítimas. E para a surpresa de todos, Hank – o líder da equipe – é capturado pela neblina.
Assim, os heróis precisam encontrar uma forma de derrotar o Darkling e salvar o herói – e quem assume a dianteira do grupo é Eric, que precisa mostrar sua evolução e seu altruísmo. E para ajudá-los em sua missão, eles precisam convencer uma idosa chamada Martha – antiga pupila do Mestre dos Magos.
Os personagens de Caverna do Dragão estão mortos?
Essa é uma das principais lendas urbanas criadas em torno de Caverna do Dragão, levando a inúmeras teorias, debates e discussões em fóruns. Para piorar, supostas cartas de envolvidos na produção ajudavam a “confirmar” a história, mas no fim, tudo não passa de uma teoria dos fãs.
Quem desmentiu essa teoria foi Michael Reaves, um dos principais roteiristas da animação que inclusive tinha escrito o roteiro do último episódio, que nunca foi ao ar. Na verdade, descobrimos que todos os jovens de fato estão em um universo alternativo habitado por monstros e criaturas.
Mais do que isso, o episódio final terminaria em aberto e daria a eles a chance de voltar ou não para casa. Se eles retornassem, voltariam às suas vidas normais, mas caso ficassem naquele mundo, teriam a oportunidade de lutar contra outras ameaças e conhecer novas criaturas e lugares míticos.
Qual o final de Caverna do Dragão e por que ele foi descartado?
Caverna do Dragão teria um último episódio chamado “Requiem” (ou “Réquiem”, em português brasileiro), que seria o vigésimo oitavo capítulo da série. Na história, o Vingador e o Mestre dos Magos se encontram e o vilão propõe um desafio: ele vai tentar seduzir os heróis em seu caminho enquanto o Mestre dos Magos recusa ajudá-los. Caso os heróis resistam e mantenham-se fiéis ao Mestre, o próprio Vingador os levaria de volta para casa.
Eventualmente, eles são enviados em uma perigosa missão e se arriscam com vários perigos, mas o Mestre dos Magos aparece e os ignora, sabendo que eles seriam leais a ele. Depois, o Vingador surge e diz que os levará para casa, acusando o Mestre dos Magos de ser o grande vilão e responsável para que eles continuassem naquele reino. Isso divide a equipe.
De um lado, Presto, Eric e Sheila decidem acreditar no Vingador, enquanto Hank, Diana e Bobby (e Uni) ficam do lado do Mestre dos Magos, mesmo sem entender seus propósitos. No fim, os dois grupos se juntam novamente, há uma grande batalha final e é revelada sua grande missão na terra de Dungeons & Dragons: eles deviam auxiliar o Vingador a se redimir.
Com isso, uma teoria dos fãs se confirmava: o Vingador é filho do Mestre dos Magos, que foi corrompido por seguir outro mestre maligno. No fim, a história encerra com o final aberto que já mencionamos e todos os heróis recebem a oportunidade de voltarem ao mundo real ou continuarem nesse reino fantástico.
Por que Caverna do Dragão foi cancelada?
Houve muitos rumores e teorias a respeito do que teria motivado o cancelamento de Caverna do Dragão. Nesse período, havia muitas discussões sobre o teor sombrio e violento da animação – ao mesmo tempo em que Dungeons & Dragons, o jogo de RPG, era o centro do pânico satânico nos Estados Unidos, com notícias sensacionalistas e conservadoras atrelando o jogo ao Diabo e à conversão de crianças em satanistas.
Porém, de acordo com o roteirista Michael Reaves em seu site oficial, os motivos foram outros. Aparentemente, surgiram “problemas com a TSR, a empresa detentora de ‘Dungeons & Dragons’, acabaram matando os planos para outra temporada“.
E quem também falou sobre o assunto foi Mark Evanier, um dos criadores da série e roteirista de vários episódios. Em seu blog, ele disse:
“Do que eu sei, os protestos foram mínimos e não tiveram impacto. A série só começou a perder audiência, como costuma acontecer com outras séries”.
O final “não-oficial” de Caverna de Dragão
Com toda a comoção a respeito do final (e as várias lendas urbanas criadas em torno disso), o roteirista Michael Reaves acabou divulgando, em seu site, o roteiro do último episódio da série em 2010, esclarecendo as dúvidas e questões dos fãs. De lá para cá, o projeto foi adaptado algumas vezes – e há uma forte participação brasileira nessas versões.
Em 2011, o roteirista e desenhista Reinaldo Rocha criou uma versão ilustrada do roteiro, em forma de quadrinhos. Se você tem interesse em ler essa adaptação, pode encontrá-la aqui.
Em 2020, os fãs Ryan Nead e Marshall Hubbard decidiram criar uma versão animada do final, usando várias cenas das animações originais e incorporando várias vozes, efeitos e até mesmo alguns novos elementos animados para contar essa história. O vídeo fez bastante sucesso e, em 2021, eles lançaram uma versão dublada em português brasileiro, em honra aos fãs brasileiros.
O “episódio não-oficial” segue todas as batidas do roteiro de Michael Reaves e adiciona apenas uma coisa nova: em vez de um final aberto, os personagens de fato fazem suas escolhas se querem voltar para casa ou não. Todos optam por retornar ao mundo real, menos Presto – que decide ficar e se tornar um mago ainda mais poderoso, tornando-se aprendiz do Vingador.
Você pode conferir o vídeo dublado abaixo:
Mas e você, sabia todos esses detalhes sobre Caverna do Dragão? Comente aqui!
Abaixo, confira também: