Nova teoria científica sugere que viagens no tempo não alteram o futuro
Nova teoria científica sugere que viagens no tempo não alteram o futuro
Ao contrário do que a maioria da ficção diz!
Um novo estudo científico voltado para a viagem no tempo sugere que, teoricamente, é possível voltar ao passado sem criar um paradoxo que altera o futuro – e isso vai contra o que a maioria de nós conhece por viagem no tempo (via Nashville Public Radio).
Veja também:
–
Diretor fala sobre Poder Sem Limites 2 e Quarteto Fantástico
–
Consultor científico da Marvel fala sobre como apresentar o Quarteto Fantástico no MCU
–
Joss Whedon pode dirigir reboot de Quarteto Fantástico, diz rumor
Na ficção, quase sempre vemos que uma viagem no tempo cria um paradoxo temporal, levando os eventos do futuro a serem completamente diferentes daqueles que os personagens conhecem. Agora, no entanto, uma pesquisa desenvolvida na Austrália afirma que o futuro permanecerá o mesmo apesar de qualquer mudança provocada por uma alteração da realidade.
A partir de cálculos variados, os cientistas determinaram que, mesmo que você fizesse uma alteração no passado, a linha do tempo se autocorrigiria essencialmente. Fabio Costa, da Universidade de Queensland, explica:
“Digamos que você tenha viajado no tempo, em uma tentativa de impedir que o paciente zero do COVID-19 seja exposto ao vírus. Em um paradoxo, se você impedisse aquele indivíduo de ser infectado, isso eliminaria a motivação para você voltar e parar a pandemia em primeiro lugar. Isso é um paradoxo – uma inconsistência que muitas vezes leva as pessoas a pensarem que a viagem no tempo não pode ocorrer em nosso universo. Mas, na verdade, você pode tentar impedir que o paciente zero seja infectado, só que ao fazer isso você pegará o vírus e se tornará o paciente zero, ou outra pessoa o faria. Não importa o que você fizesse, os eventos importantes apenas se recalibrariam ao seu redor.”
A possibilidade real de uma viagem no tempo é, hoje, praticamente inexistente no que diz respeito ao ponto de vista prático, já que não existe uma tecnologia para tal. Entretanto, é teoricamente possível, como comprovam os estudos.
Na ficção, a viagem no tempo é um dos elementos mais usados, seja em livros, HQs, videogames e filmes. Algumas das obras mais populares são a trilogia De Volta para o Futuro, a franquia O Exterminador do Futuro, bem como Harry Potter e o recente filme da Marvel Studios, Vingadores: Ultimato.
O que você achou da nova teoria sobre o futuro ser inevitável? Comente!
Fique com: