Jogo poderá ser usado para tratar déficit de atenção nos EUA

Capa da Publicação

Jogo poderá ser usado para tratar déficit de atenção nos EUA

Por Evandro Lira

Pela primeira vez na história, a FDA, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, aprovou que um jogo de videogame faça parte do tratamento de TDAH, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Veja também:

Petição para Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 pede Chorão como personagem no jogo

[Quiz] Qual jogo de luta faz mais o seu estilo?

Chris Evans vai sortear noite de jogos com o elenco original de Os Vingadores

Desenvolvido pela Akili Interactive, o jogo para celular chama EndeavorRx e visa melhorar a atenção de crianças de 8 a 12 anos de idade diagnosticadas com TDAH. O game estará disponível apenas mediante prescrição médica.

O jogo recebeu aprovação da FDA após cinco estudos clínicos que incluíram mais de 600 crianças. Em um anúncio, Jeffrey Shuren, diretor do Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica da FDA, comentou a decisão.

“O dispositivo EndeavorRx oferece uma opção não medicamentosa para melhorar os sintomas associados ao TDAH em crianças e é um exemplo importante do crescente campo da terapia digital e da terapêutica digital”, disse Shuren.

O EndeavorRx consiste em um jogo de obstáculos e coleta. Os jogadores devem navegar por vários cenários temáticos enquanto evitam ataques de fogo, objetos pontiagudos e etc. Ainda será possível desbloquear skins a cada nível de jogo.

Este é, sem dúvida, um passo importante para a indústria dos games, que frequentemente é acusada de causar danos à saúde das crianças. Será que o EdeavorRX vai abrir portas para que outros tratamentos não convencionais sejam aceitos por estudiosos e pais? Comente!

Fique com: