Editor do mangá de Dragon Ball dá declaração polêmica sobre a franquia
Editor do mangá de Dragon Ball dá declaração polêmica sobre a franquia
Opiniões fortes!
A saga Dragon Ball é cheia de personagens muito carismáticos, a começar por Goku, o protagonista da história. Com seu coração puro e sua genialidade em combate, ele conquistou os corações de muitos fãs, mas também há quem diga que ele é apenas um cabeça de vento que não pensa em nada que não seja comida e luta.
Quem compartilha dessa segunda opinião é Kazuhiko Torishima, editor do mangá, que trabalhou lado a lado do criador Akira Toriyama durante todo o tempo em que a obra foi publicada na Shonen Jump, entre 1984 e 1995.
Veja também:
–
Goku perde um importante aliado em Dragon Ball Super
–
Dragon Ball Super mostra confronto mais explosivo entre Goku e Moro até agora
–
Goku sai das páginas de Dragon Ball em estátua impressionante, confira
O site The Dao of Dragon Ball traduziu uma entrevista com Torishima que chamou a atenção dos fãs. Nela, o editor diz que a história começou a piorar depois da saga do vilão Pilaf, e que a fase de baixa popularidade do mangá o fez pesquisar títulos de sucesso para aprender o que os tornava tão populares, citando o clássico Hokuto no Ken como um bom exemplo de estudo.
Ele diz então que desistiu da série, convencido de que Dragon Ball precisava ser um quadrinho sem muita substância e focado em lutas para vender bem. Na entrevista, ele disse:
“Foi aí que eu decidi fazer de Dragon Ball um trabalho sem substância. Não há nada que você possa aprender lendo Dragon Ball. Não tem uma lição de vida, é inútil para as nossas vidas, é só um quadrinho engraçado. E tudo bem com isso!”
Na mesma entrevista, Torishima disse que decidiu colocar Dragon Ball nessa rota porque os leitores mais jovens não queriam receber lições, e que se a história se focasse mais em batalhas e estratégias, ele seria melhor que qualquer mangá com mais significado. Como Akira Toriyama tinha a capacidade criativa para isso, Torishima convenceu a redação da Shonen Jump a adotar essa abordagem, e assim foi. De qualquer maneira, no final deu tudo certo.
E vocês, concordam com a opinião do editor do mangá original? Comentem!
Confira nossa lista com as 10 melhores lutas da saga em nossa opinião: