Darren Aronofsky fala sobre seu filme cancelado do Batman vivido por Joaquin Phoenix
Darren Aronofsky fala sobre seu filme cancelado do Batman vivido por Joaquin Phoenix
O filme nunca aconteceu, mas foi por pouco.
Após o enorme fracasso de Batman e Robin, lançado em 1997, a Warner Bros. começou a ficar bastante preocupada com o futuro do cavaleiro das trevas no cinema, procurando diretores consagrados para darem nova vida ao personagem nas telonas.
Em 2000, o escolhido do estúdio foi Darren Aronofsky, que havia acabado de emplacar Réquiem Para um Sonho. O projeto em questão seria uma adaptação da premiada história Batman: Ano Um, de Frank Miller, que mostra o herói em seu primeiro ano como vigilante em Gotham City.
O diretor tinha ideias bem ousadas para o morcego, como transformar Alfred em um dono de uma loja de conserto de automóveis, enquanto sua versão de Bruce Wayne, vivida por Joaquin Phoenix, seria a de um sem teto que perdeu tudo após a morte dos pais. Contudo, por uma série de motivos, o filme acabou nunca acontecendo, com o herói voltando aos cinemas apenas em Batman Begins, de 2005.
Em uma entrevista ao site CBM, Aronofsky falou um pouco sobre seus planos para o filme, e como ele lutou para ter Phoenix como o personagem principal:
“O estúdio queria Freddie Prinze Jr e eu queria Joaquin Phoenix. Me lembro de pensar ‘Oh não, estamos fazendo dois filmes diferentes aqui.’ Essa é a verdadeira história. Era uma época diferente. O Batman que eu escrevi era definitivamente diferente do tipo de abordagem que eles acabaram usando.”
O diretor revelou que até mesmo pediu ajuda a Frank Miller para trabalhar no filme:
“Foi uma coisa incrível porque eu era um grande fã de seu trabalho na Graphic Novel, então só por poder conhecê-lo já era muito empolgante na época.”
Aronofsky disse na entrevista que a sua maior prioridade era se afastar da visão que Batman e Robin havia estabelecido para o morcego:
“O Batman que foi feito antes do meu era Batman e Robin, aquele com os mamilos no traje, então eu estava tentando de verdade diminuir aquilo e reinventar tudo. Foi para aí que minha mente foi.”
A adaptação cinematográfica de Batman: Ano Um nunca aconteceu, mas a história em quadrinhos foi transformada em um longa-metragem animado pela Warner Animation em 2011.
Confira nossa lista sobre o novo filme do Batman aqui: