Vocês podem ficar tranquilos com o filme do Aquaman!

Capa da Publicação

Vocês podem ficar tranquilos com o filme do Aquaman!

Por Mike Sant'Anna

Hoje em dia é completamente comum e normal, as pessoas terem um pé atrás com os filmes da DC Comics, já que até agora, o único filme que conseguiu arrancar uma resposta mais estável e geral do público foi Mulher-Maravilha.

Desde a criação do DCEU de fato, os filmes que compõem este universo vêm enfrentando grandes barreiras, dividindo opiniões, e ainda não conseguiram criar uma estabilidade na credibilidade do selo deste Universo Compartihado.

Batman vs Superman arrecadou 872 milhões de dólares mas teve uma nota de 27% no Rotten Tomatoes, nem precisamos lembrar do problema que foi para as pessoas todo o lance da “Martha”, correto?. Esquadrão Suicida é considerado o pior filme deste universo da DC, mas mesmo assim arrecadou 720 milhões de dólares, mas não precisamos relembrar todas as reações negativas que o filme teve correto? Então veio o primeiro grande sucesso de fato neste universo, o filme da Mulher-Maravilha que faturou mais de 820 milhões de dólares, e foi muito bem recebido por crítica e pelo público. Era de se esperar que isso fosse suficiente para levantar a moral da DC para Liga da Justiça, não é? Pois é, a Warner esperava isso também. Mas na verdade, o que tivemos foi um total de 657 milhões de dólares, e mais uma vez opiniões divididas sobre o filme.

Esse tipo de coisa só expõe o que você ouve de comentários pela internet em toda notícia nova sobre um filme da DC, o famoso argumento “Se é filme da DC eu fico com um pé atrás.”. O que por um lado é compreensível, mas por outro lado, pode prejudicar ótimas produções cinematográficas injustamente. A gente corre o risco de fazer com que pessoas extremamente competentes paguem pelo erro dos outros, com Aquaman e Shazam vindo logo ali na esquina, nos cabe sempre ser capazes de dar uma chance para um novo filme, independentemente do que seus antecessores fizeram.

E com isso, vamos tentar te mostrar alguns fatos e notícias que devem ser mais do que o suficientes para que você fique muito tranquilo com o lançamento de Aquaman nos cinemas, que acontecerá no final deste ano.

Começamos pelo primeiro ponto que é a pessoa encabeçando o projeto, James Wan. Muito da qualidade de um filme que está por vir, pode ser prevista pela pessoa que está dirigindo. Wan é um excelente diretor, e muito versátil também, ele dirigiu alguns grandes filmes de terror como por exemplo Invocação do Mal 1 e 2, mas também dirigiu o filme Velozes e Furiosos 7, que independentemente se você acha um filme bobo, ou simples demais, não há nenhum questionamento sobre o sucesso blockbuster que a franquia é, e o 7º filme arrecadou nada menos do que a quantia de 1 bilhão e meio de dólares. Desde o início do projeto, Wan tem se mostrado muito empolgado com a produção, se empenhado de cabeça para trazer algo inovador, e já deixou muito bem claro que ele quer deixar a sua marca no DCEU.

Outro ponto que precisa ser ressaltado quanto à James Wan, é que geralmente existe o medo da interferência do estúdio, e até agora, todas as declarações de pessoas que trabalham na Warner, sobre James, apenas mostram que o diretor está em sintonia com as vontades do estúdio.

Mais uma coisa que você precisa levar em consideração sobre o filme, o elenco, começando pelo elenco de apoio, nós temos nomes de muito peso neste filme como Patrick Wilson, Amber Heard, Willem DaFoe, Nicole Kidmann  e Dolph Lundgren. É um time de pessoas que já cansou de nos mostrar trabalho incríveis, atuações fenomenais, e o próprio Patrick Wilson tem uma afinidade muito grande em trabalhar com James Wan. É virtualmente impossível que todos estes grandes atores entreguem atuações medíocres ao mesmo tempo em um filme. Mesmo que aconteça de um ou outro não estarem muito bem no longa, com certeza isso não será o suficiente para diminuir a qualidade do produto final.

Continuando no elenco, vamos ao protagonista, o ator principal e um dos maiores pontos de interrogação na cabeça das pessoas. Jason Momoa como Aquaman. O ator não teve uma participação muito brilhante no filme da Liga da Justiça. Sua atuação foi suficiente para convencer uma parcela dos fãs, mas também foi o suficiente para preocupar uma outra parcela. O que precisamos entender, é que Momoa estava sendo dirigido por uma pessoa que não era o diretor do seu filme solo – só lembre de Pantera Negra em Guerra Infinita, como ele ficou aquém do que foi em seu filme solo – e o próprio personagem em si, não tinha muitos momentos de brilhantismo no filme. É óbvio que Jason foi escolhido para o papel, pois a Warner/DC tem conhecimento da “fama de inútil” que o personagem tem, como ele era uma chacota e decidiu trazer uma pessoa que atribuiria o status de badass no personagem.

Jason pode não ser um ator exemplar, com trabalhos dignos de Oscar e a maioria de seus personagens são sempre basicamente brucutus. Mas isso não significa que ele seja um mal ator. Em aspectos técnicos, a qualidade de atuação de Momoa se equipara à qualidade de Gal Gadot, e nós sabemos muito bem que é um nível mais do que o suficiente para protagonizar um Blockbuster de quadrinhos. Então podem ficar tranquilos, Momoa pode nunca ganhar um Oscar na vida (nunca se sabe) mas ele tem mais do que o necessário para trazer um bom Aquaman.

Voltando ao assunto da interferência do estúdio, que é um dos maiores problemas que temos nesse DCEU, nos tranquiliza ouvir de um executivo da Warner a seguinte declaração: “Tem a ação que você espera, tem muito humor de qualidade, funciona em tantos níveis… é um testamento da visão única de James. Eu acho que é um passo extraordinário do Universo DC, que caminha na direção certa.” 

O que nos remete ao ponto final, que é exatamente esta visão de Wan. As mais recentes fotos liberadas pelo site Entertainment Weekly mostraram muito mais detalhes do visual do filme, desse mundo subaquático que encontraremos e desbravaremos. Cada uma daquelas fotos mostrou mais e mais detalhes de um mundo único e um filme que tem tudo para se destacar neste Universo Estendido da DC, trazendo efeitos especiais e uma fotografia que praticamente nenhum filme utilizou até hoje.

Isso tudo juntamente com o fato de que absolutamente nenhuma informação sobre o filme é categoricamente digna de preocupação, nem mesmo o fato do filme não ter um trailer até agora – isso é até melhor pra manter a curiosidade – não garante que o filme será realmente uma obra prima, mas garante que você não tem nada com o que se preocupar por enquanto.

E bom… Se isso não foi o suficiente para te tranquilizar sobre o filme, bem…

…Tem sempre a informação de que teremos guerreiros sub-aquáticos montados em tubarões gigantes e cavalos-marinhos gigantes!

Veja imagens de Aquaman em nossa galeria: