Vingadores: Guerra Infinita – Diretor esclarece comentário sobre a Joia da Alma!

Capa da Publicação

Vingadores: Guerra Infinita – Diretor esclarece comentário sobre a Joia da Alma!

Por Felipe Vinha

Atenção: Alerta de Spoilers!

Vingadores: Guerra Infinita estreou e veio repleto de revelações, entre elas a confirmação de que a Joia da Alma estava mesmo no filme e que, pior, para obtê-la, Thanos teve de sacrificar seu bem mais precioso, aquilo que amava, que era Gamora. “Uma alma por uma alma”, como disse o Caveira Vermelha.

Contudo, os diretores Joe Russo e Anthony Russo participaram de um bate-papo em uma universidade nos EUA, onde relataram que Gamora não estava morta, mas sim dentro da Joia da Alma, presa no chamado Mundo da Alma, como foi visto no final do longa, com sua versão criança encontrando Thanos. Contudo, eles esclarecem que todo mundo entendeu a afirmação de maneira errada.

Falando ao site Comic Book, Joe Russo disse que aquela era uma representação da alma de Gamora, não necessariamente a personagem em si, contrariando a possibilidade de que ela possa estar viva:

“O poder concedido a Thanos ao alcance do estalar de dedos é tão dramático que, se você reparar bem, danificou a manopla no final do filme. Se olhar com atenção para a última cena, também machucou muito o braço dele. Naquele momento, quando ele estala os dedos, ele vai parar em um plano espiritual, dentro da Joia da Alma, como parte de sua jornada do herói não declarada. Ele tem um último momento para ter um senso de culpa pelo que fez. Isso ilustra o personagem complicado que é. Apenas para esclarecer: há uma representação espiritual de Gamora lá e é algo que a Joia da Alma tem o poder de fazer. Mas é, literalmente, apenas para ilustrar sua dor e sua culpa. Eu não interpretaria nada além disso.”

Já sobre os personagens que foram apagados da existência pelo poder das Joias do Infinito, Joe Russo continua afirmando que eles estão mesmo mortos, contrariando a parte do público que assume que eles voltarão, graças a filmes já confirmados, como o próximo Homem-Aranha:

“Essa nunca é uma conversa fácil de se ter. Creio que as pessoas entendem que história vem antes de tudo, ainda que muitas dessas pessoas tenham carreiras incríveis pela frente e filmes que querem fazer. Em algum momento, todos passarão pelo processo de luto, como qualquer outra pessoa, e entenderão o que é fazer parte do Universo Marvel. Assim como nós, quando seguirmos em frente, lembraremos o quão incrível foi para nós e para as oportunidades em nossas carreiras.”

Veja artes e fotos de Vingadores:

Vingadores: Guerra Infinita já está em cartaz nos cinemas.