O reinado do Batman nos cinemas acabou?
O reinado do Batman nos cinemas acabou?
O homem-morcego não é mais uma prioridade para a DC?
Não é novidade para ninguém que o Batman é um dos personagens de maior destaque na DC Comics e na cultura pop em geral, isso fica ainda mais evidente quando falamos sobre o destaque que o homem-morcego recebe em inúmeras mídias além dos quadrinhos.
Seja nos games, animações ou cinema, o Batman sempre esteve no pedestal mais alto da DC, mas parece que as reviravoltas do Universo Estendido da DC fizeram com que todo esse destaque do personagem fosse deixado de lado para dar lugar a heróis que, até então, não tinham espaço nas telonas. Recentemente, alguns rumores informaram que a produção do filme solo do Batman, dirigido e roteirizado por Matt Reeves, estava dependendo do sucesso dos demais filmes do UEDC – e isso deixou os fãs de longa-data da DC simplesmente chocados.
Em um mundo onde a trilogia do morcego, dirigida por Christopher Nolan, é considerada uma das mais relevantes dentre os filmes de super-heróis, jamais imaginaríamos que um novo filme do Batman fosse depender de alguma coisa. É claro, o rumor pode ser completamente falso, mas considerando os problemas de pré-produção que The Batman vem enfrentando, as recepções negativas de Batman vs Superman: A Origem da Justiça e a crescente possibilidade de que Ben Affleck não continuará interpretando o personagem nas telonas, este não é um cenário tão estranho assim.
Tendo em vista que o filme solo do Batman pode ser engavetado, não podemos descartar a possibilidade de que o longa pode ser feito de uma maneira diferente. Já sabemos que a DC está trabalhando com um selo alternativo de produções mais sombrias, com classificações indicativas maiores e que sua primeira película nesse novo selo será focada em ninguém menos do que o Coringa. Dito isso, podemos considerar a possibilidade de que a aventura solo do morcego pode não acontecer como parte integrante do UEDC e sim, nesse novo selo, contendo um orçamento menor e com todos os elementos necessários para uma boa história do herói.
Além disso, a DC já deixou claro que expandiu sua visão e que ela pode explorar o “Batmanverso” de diversas maneiras diferentes, como por exemplo, filmes focados em outros integrantes da batfamília, ou até mesmo nos vilões icônicos do personagem. O sucesso comercial de Esquadrão Suicida serviu para mostrar que a Arlequina é uma personagem carismática o bastante para aparecer mais nas telonas, e isso faz com que todos os demais personagens que cercam o Batman se tornem cada vez menos dependentes dele.
Outro ponto muito importante desse aparente abandono do Batman é o fato de que o rico leque de personagens da DC finalmente será explorado. Desde o lançamento do primeiro filme do Superman em 78, a DC se limitou a produzir somente filmes do Homem de Aço e do Batman (com algumas raras exceções que não deram muito certo), porém com a criação do UEDC e o sucesso estrondoso de Mulher-Maravilha, este cenário se modificou, e agora, temos personagens como Aquaman, Shazam e sabe-se lá quais mais, ganhando seu merecido destaque.
Como um fã do Batman, é triste pensar que o personagem pode acabar sendo deixado de lado, quando existem inúmeras possibilidades interessantes nas quais gostaria de ver sendo executadas nos cinemas, mas como um fã de quadrinhos, é reconfortante ver que a DC finalmente está começando a explorar seus personagens e “variando o cardápio”. É claro, isso não significa que o Batman cairá no esquecimento, porém considerando que o personagem foi o destaque por tanto tempo, acho que chegou a hora dele dividir os holofotes com os demais.
Independente de quais sejam os planos da DC para o futuro, uma coisa é certa, os quadrinhos da editora são a fonte de personagens e histórias incríveis e eles com certeza possuem um ótimo material em mãos, basta encontrarem um caminho ideal para levá-los aos cinemas e fazerem os fãs felizes.
Aproveite e veja nossa galeria com imagens de Aquaman, próximo lançamento da DC nos cinemas: