Legion 2×07 – Insanidade!
Legion 2×07 – Insanidade!
A insanidade é um monstro horrendo que vai destruir você por dentro… ou alguma coisa assim.
A nova temporada de Legion está chegando em sua reta final, ou seja, é hora de resoluções. O novo episódio da série finalmente elabora em conceitos introduzidos nos episódios anteriores enquanto avança a trama principal. O problema é que, esses episódios mais grandiosos e importantes, como o atual, empalidecem seriamente se comparados às tramas mais pessoais e minimalistas da segunda temporada de Legion, seja um episódio focado em Lenny, David tentando descobrir mais sobre Syd ou sobre David perdido no multiverso: até agora, menos foi sempre mais.
Não que o novo episódio de Legion seja ruim: muito pelo contrário, ele diverte na medida certa. Na introdução, temos uma esquete visual falando sobre pânico moral – como as pessoas de repente têm medo de uma situação que não é tangível, mas que não podem controlar. Caça às bruxas é um dos exemplos pungentes usados pela esquete, ilustrando que às vezes, devemos temer mais os amedrontados do que a “ameaça” em si.
Após isso, descobrimos que Amahl Farouk tem seus próprios métodos de viajar pelo tempo-espaço, visitando e encontrando uma possível aliada na versão futura de Syd. Um dos maiores atrativos de Legion sem dúvida é o calibre das atuações, e aqui temos Navid Negahban exercendo um ótimo diálogo sobre a subversão do papel de um vilão, e como ele pode acabar sendo o herói, ainda que por linhas tortas.
Além disso, temos um confronto mental entre David e Farouk, ainda que não seja lá tão empolgante. Este é um dos motivos pelo qual a série parece não engrenar: estamos já tem um tempo na promessa de uma guerra que parece nunca despontar pra valer.
Por fim, vemos Legion adotar novamente nuances de terror, com a alegoria visual da criatura disforme que choca de ovos finalmente sendo explicada. Se trata de uma representação física do conceito abstrato de insanidade, se alojando dentro da cabeça das pessoas e crescendo ali. Um dos que mais sofre com a presença da criatura é Ptonomy, que acaba expelindo um enorme monstro dentro da Diversão 3. É divertido, dá um ar de filme B pro episódio, e tem uma sequência visualmente bacana de David lidando com a criatura.
O bom do episódio é como ele emerge o próprio espectador na paranoia dos Mutantes de Summerland: chegamos a questionar se talvez o Almirante Fukuyama não seja de fato alguém mal-intencionado que merece ser confrontado, apenas para sermos refutados, provando um pouco da distorção mental afligida nos personagens.
Por fim, vemos Ptonomy ser conectado pelas Vemilion em uma árvore, acordando dentro de uma sala escura com adornos industriais. Ainda existe muita coisa confusa em Legion (propositalmente, é claro) e bem, ainda temos alguns poucos episódios pela frente. Tomara que a série de Noah Hawley encontre um foco e consiga exprimir a qualidade de seus episódios pessoais e íntimos também nos mais grandiosos e homéricos.
Veja imagens da segunda temporada de Legion em nossa galeria:
Legion é exibido toda quinta-feira, 22h30, no FX.