Legion 2×06 – Um Conto de Davids!
Legion 2×06 – Um Conto de Davids!
Novo episódio de Legion apresenta diversos Davids de realidades diferentes…
E se? E se você tivesse pedido ela em namoro ao invés de terminar? E se tivesse concluído aquele cursinho? Aquela faculdade? Onde você estaria hoje? Existem momentos chave da vida que bifurcam seu destino entre possibilidades, e independente de qual você escolha, geralmente pinta aquela dúvida, aquele “E se?”
O novo episódio de Legion nos oferece mais um desvio da trama principal para apresentar diferentes versões de David Haller, demonstrando o personagem em posições sociais diferenciadas, cada uma derivada de uma linha do tempo distinta. A premissa é manjada: você já viu esse tipo de coisa ser abordada antes, em filmes como Mr. Nobody. O que prende a atenção aqui, no entanto, é a interpretação magnética do ator Dan Stevens, que incorpora cada versão de seu personagem de maneira assustadoramente autêntica. Estamos acostumados com o mocinho perturbado que ele geralmente interpreta, mas aqui somos apresentados a uma versão moradora de rua de David, outra casada, outra na qual ele usou seu talento psíquico para virar o homem mais rico do mundo e – talvez a mais tocante – outra na qual ele e sua irmã são inseparáveis, com David constantemente dopado por remédios que cobram seu preço, deixando o personagem em um estado torpe e ausente.
O formato diferenciado do episódio funciona para nos prender, entregando uma trama simples, focada em perspectivas diversas de vários Davids. Durante a narrativa, acompanhamos a trajetória de cada um deles e como suas personalidades foram moldadas pelo ambiente no qual se inseriram. O David corporativo, por exemplo, virou um homem arrogante que aprecia a inferioridade daqueles que o cercam. Já o David sob efeito de remédios raramente funciona em sociedade, trabalhando com o empilhamento de caixas e ouvindo sons da natureza por trás de seus headphones, até que encontra um desfecho trágico envolvendo a polícia e o Rei das Sombras.
Talvez o problema do episódio seja a fadiga: Legion já nos jogou tantas bolas curvas e momentos criativamente surpreendentes que, embora possua uma premissa diferenciada, este novo episódio parece extremamente contido e seguro dentro das convenções da série. Este novo capítulo mais uma vez freia a trama principal para nos apresentar um desvio. Se alguns episódios, como aquele focado no passado de Syd, realmente acertavam o emocional do espectador em cheio, aqui parece que a série tenta evocar um senso de catarse barato que nunca se concretiza por completo. Em um dos pontos mais baixos do episódio, uma versão de David (que parece muito o Mac DeMarco) começa a explicar os eventos que estamos presenciando para um colega, falando sobre diferentes dimensões e possibilidades.
Legion em um episódio mediano ainda é melhor que os melhores episódios da série favorita de muita gente, então sim, vale a pena conferir. No entanto, uma fadiga começa a despontar. Talvez estes diversos Davids e conceitos de realidades alternativas venha a desempenhar algum papel crucial na trama desta segunda temporada. E você, o que achou deste episódio sobre outros Davids? Fale pra gente nos comentários!
Veja imagens da segunda temporada de Legion em nossa galeria:
Legion é exibido toda quinta-feira, 22h30, no FX.