Legion 2×05 – Precisamos falar sobre Lenny!

Capa da Publicação

Legion 2×05 – Precisamos falar sobre Lenny!

Por Lucas Rafael

Atenção: Alerta de Spoilers!

O novo episódio de Legion inicia com uma narração de Jon Hamm recapitulando a série até aqui. O que é engraçado aqui, no entanto, é a escolha de palavras: ao invés do clássico “anteriormente em…” somos recebidos com um ” “aparentemente em…“, uma sugestão que confronta a lógica do espectador sentado no sofá/cama de casa. Afinal, quais eventos de Legion são de fato, tangíveis? Nos mostraram muita coisa nesta temporada, mas será que foi o suficiente? Será que estamos sendo iludidos? Se tem algo que Legion te ensina através de sua trama, é em não confiar muito no que você vê, muito menos no que você acredita.

Episódio passado, Lenny Busker acabou aparecendo na Divisão 3, sugerindo que a personagem tenha escapado dos domínios de Amahl Farouk. Este capítulo 13 de Legion foca quase que totalmente em Lenny, através de uma atuação propositalmente afetada e magnética da atriz Aubrey Plaza.

Diversos personagens da D3 tentam interrogar a moça, enquanto seus testemunhos, embora paradoxalmente divertidos e trágicos, jamais convencem com plenitude o espectador, deixando um clima de paranoia e desconfiança pairando no ar. Afinal, como Lenny conseguiu se materializar? Será que a personagem está sob influência do Rei das Sombras ou ela está realmente desamparada?

Camada por camada, o novo episódio vai se abrindo cada vez mais e expondo as circunstâncias da encarnação de Lenny. Tudo culmina quando descobrimos que o Rei das Sombras junto de Oliver Bird – personagens com ótima química em tela, aliás – usaram um dispositivo roubado da D3 para transformar a irmã falecida de David, Amy, em um corpo para Lenny. Golpe baixo.

O episódio possui como espetáculo central a performance de Plaza como Lenny e a interação da personagem com seus interrogados: Clark, Ptonomy e David, enquanto presa em uma sala agoniante. Embora outros eventos comecem a tomar forma (a criatura no ouvido de Ptonomy começa a mostrar suas garras) o foco do episódio é, inteiramente, a performance de Plaza.

Chapter 13 acelera um pouco o ritmo das coisas, azeitando a trama e dando mais motivações para David esquecer sua trégua com Farouk e partir para a guerra contra o Rei das Sombras. Óbvio, o episódio conta com as esquisitices características de Legion, como a possibilidade do Almirante Fukuyama ser uma galinha ou alguma coisa assim (não sei o que pensar aqui, me rendo).

As cenas de Lenny com David são tocantes, os jogos psicológicos entre os personagens entretém e avançamos na trama principal da série. Foi um episódio sólido, embora ele pareça empalidecer em relação ao anterior, que oferecia uma trama contida e íntima, porém eficaz e certeira. Faltando 5 episódios para Legion concluir sua segunda temporada (além de um extra), agora temos o terreno devidamente preparado para uma guerra, com David motivado em eliminar Farouk

Ao final das contas, o  quinto episódio em si mais parece uma carta de amor para a atuação e personagem de Plaza, uma favorita dos fãs desde os primórdios da primeira temporada de Legion. Não dá pra reclamar muito de um episódio focado em Aubrey Plaza, né?  Afinal, todo mundo ama Aubrey Plaza.

Veja imagens da segunda temporada de Legion em nossa galeria:

Legion é exibido toda quinta-feira, 22h30, no FX.