Legion 2×02 – Procura-se um Monge!

Capa da Publicação

Legion 2×02 – Procura-se um Monge!

Por Lucas Rafael

Atenção: Alerta de Spoilers!

A segunda temporada de Legion começou com um primeiro episódio denso, estabelecendo um novo universo de eventos para o espectador assim como para o protagonista, David Haller

Vamos resumir rapidamente o que tá rolando em Legion: David Haller acordou após ter sido sequestrado um ano atrás. Uma doença psicológica deixa pessoas tiritando os dentes em diversos locais do mundo pelos quais o Rei das Sombras passou, agora no corpo de Oliver Bird. A Divisão 3 uniu esforços com a Summerland para neutralizar a ameaça de Amahl Farouk, o Rei das Sombras. O líder da Divisão 3 é um homem com um vaso na cabeça que se comunica através de mulheres robôs providas de bigodes. David recebeu uma visita de sua namorada, Syd, do futuro, na qual ela pediu para que ele ajude o Rei das Sombras em seu objetivo de encontrar seu corpo. Ela não tinha um braço e admitiu ter sequestrado David. Como dito, coisa pra caramba aconteceu.

Bem, o segundo episódio freia um pouco o ritmo alucinado de informações, mas não deixa de oferecer momentos substanciais. David realmente está tentando ajudar o Rei das Sombras, e causa uma distração na Divisão 3 para o vilão conseguir entrar lá (após ter prometido não machucar ninguém).  Amahl Farouk chega então na D3, cantarolando e transformando pessoas em pó e animais. O que o vilão quer lá? Encontrar um monge distinto, da ordem que ajudou no banimento de Farouk no passado. 

David fica bolado com a matança e confronta Farouk, interpretado de maneira brilhante e imponente por Navid Negahban em um embate psicológico e psicodélico que chega a lembrar um trecho da HQ de Sandman, mas divago. Legion é uma série que se esforça para alinhar a psicodelia estilizada com uma trama focada, e a sensação deste segundo episódio é que as coisas estão ficando mais contidas no sentido “maluquice”. Parece também que existe algum plot twist (virada de roteiro) eminente no caminho que está sendo trilhado. Vamos falar mais disso depois.

Além dos eventos supracitados, Cary e Kerry invertem sua relação simbiótica, e embora a situação se resolva, ela parece reservar implicações futuras. Descobrimos também  que Lenny deseja sair do domínio do Reis das Sombras (sinceramente eu nem sei mais o que a personagem é direito. Todas as teorias são bem-vindas nos comentários.)

Alguns detalhes sobre o Almirante Fukuyama também são revelados. As mulheres que acompanham o líder da D3 na verdade são robôs chamados de Vermillion.  

Teve uma esquete sobre um garoto que aprende as cores de outra maneira enquanto cresce, trocando vermelho e verde. Ele morre no final ao atravessar no sinal Vermelho.  A esquete é narrada por Jon Hamm que, dizem ter sido o Sr. Sinistro em Novos Mutantes, então, sabe-se lá o que isso quer dizer. 

O episódio termina com David se projetando ao futuro para revisitar a versão sem um braço de Syd.  Esta, por sua vez, revela algumas informações delicadas, como o fato de David ter matado o Rei das Sombras algumas semanas pra frente, e que com ele morto, uma doença eliminou o mundo deixando pouquíssimos sobreviventes.

Na conclusão do episódio, descobrimos que o Monge que está sendo procurado pode estar mais próximo do que os personagens esperam. Além disso, ele já apareceu de leve no primeiro episódio desta temporada.

E aí, quais suas teorias sobre David? Acha que a projeção multidimensional do personagem foi longe demais? O que será que aguarda ele no desfecho desta convoluta e ominosa trama que se desenrola na segunda temporada? Conta sua opinião pra gente ali nos comentários.

Veja imagens da segunda temporada de Legion em nossa galeria:

Legion é exibido toda quinta-feira, 22h30, no FX.