The Flash: 4×23 – Um final sem cara de final!
The Flash: 4×23 – Um final sem cara de final!
E o final pareceu apenas mais um episódio, mas será que isso foi ruim?
Finalmente chegamos na conclusão desta história que veio sendo contada na quarta temporada de The Flash, envolvendo a primeira temporada que não trazia um vilão velocista, e que veio trazendo algumas mudanças para a série.
O episódio já começa com o plano do Pensador em curso, começando simplesmente com a anulação de toda tecnologia o que resultaria no total emburrecimento da população mundial. Eis que então o Team Flash recebe a ajuda “inesperada” de Marize. Por que as aspas? Porque convenhamos que desde o primeiro olhar de dúvida que a personagem deu na série, nós sabíamos exatamente que isso aconteceria. Mas ao longo desta review, eu pretendo acabar convencendo vocês, assim como eu acabei me convencendo ao fim do episódio, que não é porque algo é óbvio e levemente clichê, que de fato vem a ser algo ruim.
Vimos um plano se formando em volta da telepatia de Cecile – outro ponto extremamente óbvio que todo mundo já sabia que aconteceria – enquanto Barry é enviado para dentro da mente do Pensador, em uma explicação que eu não sei se entendi direito como é que funcionava essa história de deixar Barry lá dentro com poderes e tudo mais, e eu tenho quase certeza que ao dizer que eu não entendi, deixei uma leva de alguns espectadores mais aliviados pensando “Ufa! Achei que tivesse sido só comigo…”
O capítulo segue bem distinto em dois momentos, um dentro da mente do Pensador, onde Barry tenta salvar a parte boa do vilão, uma ótima maneira física de mostrar a metáfora que foi a temporada do Savitar, e o outro momento fora da mente do Pensador, com o vilão perseguindo o Team Flash.
Sobre a parte dentro da mente do Pensador, eu inicialmente achei tão galhofas todo o conceito de andar dentro da mente de um personagem, como se fosse um outro plano, um outro mundo, mas aos poucos fui me tocando que isso é um conceito tão intrinsecado nos quadrinhos, lembrando que até mesmo o Professor Xavier faz isso com uma certa frequência. O que me deixou ainda mais confortável quando vi Ralph novamente, e até mesmo empolgado quando vi a batalha dos dois heróis contra as centenas de Cliffords, que não pode ter sido só eu que achei que o roteirista assistiu Matrix Reloaded no dia que escreveu o roteiro, e resolveu fazer a sua versão da cena de Neo vs Os Smiths.
Enquanto o arco que acontecia fora da mente do vilão me incomodou um pouco, pois tirando a parte de Harry – que diga-se de passagem, parabéns Tom Cavanaugh pela ótima atuação – era um arco que só me dava vontade de voltar a ver o que estava acontecendo com o Flash. Eu não conseguia ter muito interesse no que aconteceria com Iris, Caitlin, Cecile ou Joe, por mais que alguns citados sejam ainda ótimos personagens.
No fim das contas, o Pensador perdeu de uma maneira até mais simples do que eu esperava, eu ficava à todo momento esperando o plot twist que traria a verdadeira batalha épica contra o vilão, mas ela no máximo veio em forma de um satélite caindo na Terra, e talvez essa tenha sido a única decepção real que eu tive com o episódio. Pois quanto mais eu pensava em sua simplicidade, em seus clichês, mais eu percebia os elementos básicos de uma história em quadrinhos sendo apresentadas, seja na viagem dentro da mente de alguém, o famoso clichê de não pensar em nada quando for lutar com alguém que lê mentes, o sentimento e a força de vontade sobrepujando o controle mental, e o amor e a amizade não conseguindo ser contabilizado nas fórmulas de um gênio. Tudo isso é muito quadrinhos, mas não os grandes arcos encadernados, e sim aquele Gibi, de uma edição apenas, com uma história solta, com inicio, meio e fim, mas que ainda assim te diverte, que cumpre seu papel.
E eu acho que foi exatamente essa a proposta desta temporada, te divertir com algo mais simples. E nesta proposta, eu imagino que o episódio tenha cumprido seu papel e deixado as perguntas certas em aberto para a próximo temporada, não é mesmo Nora West-Allen?
Nos vemos agora na crítica da temporada inteira. Espero que tenham aproveitado a viagem.
Veja também nossa galeria sobre a série:
The Flash deve retornar ao fim do ano!