Arrow: 6×23 – Eu sou o Arqueiro Verde!
Arrow: 6×23 – Eu sou o Arqueiro Verde!
Ciclo completo.
Arrow terminou mais uma temporada com aquela que talvez tenha sido sua season finale mais explosiva e intensa até agora. Não entenda mal: o final da segunda temporada continua sendo o melhor, mas neste sexto ano tivemos mudanças drásticas e bem significativas no status quo do personagem, no status quo de Oliver Queen.
Após abrir sua identidade secreta com a agente do FBI, Oliver consegue aquele que pode ser o exército mais poderoso para, finalmente, conter Ricardo Diaz. Ao lado de seus antigos aliados e também com o reforço do governo, o Arqueiro Verde parte para aquela que parece ser a ofensiva final contra o mafioso.
A partir daí, o que vemos no capítulo 23, “Life Sentence”, é ação atrás de ação. Em um jogo de gato e rato, Diaz e Queen se perseguem pela cidade, enquanto o vilão utiliza o velho mote de manter uma refém, atraindo seus aliados ao covil.
É uma pena que a Sereia Negra tenha sido reduzida a uma isca para atrair os heróis ao esconderijo do vilão. Pior ainda foi utilizar isso para eliminar Quentin Lance da equação, enquanto o prefeito de Star City se sacrifica para salvar sua (não) filha, servindo de despedida do ator Paul Blackthorne da série. Ficou ruim, bem ruim.
Mas, tirando este pormenor, a conclusão da saga de Diaz foi muito boa. É verdade que, de fato, o vilão consegue escapar para contar história, e isso é o que fez este final um pouco mais especial. Diaz, apesar de ter nascido bem genérico dentro da série, cresceu muito nos capítulos mais recentes e se tornou um inimigo imbatível, incontrolável e respeitável.
E agora, com a menção aos Caçadores, grupo bem famoso dos quadrinhos e que finalmente deve fazer sua estreia na série, é possível que tenhamos “outros Diaz” na próxima temporada, deixando a vida dos heróis ainda mais difíceis. Somado a isso, temos a grande revelação de Oliver Queen como Arqueiro Verde, agora para toda a cidade, o que resultou em seu cárcere.
É importante que a temporada tenha terminado com uma vitória para os heróis, mas que soa como derrota total e absoluta. Arrow ainda não tinha colocado seus personagens em uma fria de proporções tão grandes e, com os problemas somados e empilhados, podemos esperar um sétimo ainda mais intenso, ao menos nos primeiros capítulos.
O mais interessante é notar que Oliver Queen foi parar em uma prisão de segurança máxima, a “Supermax”. Você deve se lembrar que, um dos antigos projetos da DC para os cinemas se chamava “Green Arrow: Escape From Super Max”, com uma história focada no Arqueiro Verde, enquanto ele estava preso com vilões e precisava lidar com a situação. Vimos que o Sr. Queen foi confrontado por uma série de criminosos, ao chegar no local. Logo… É muito interessante ver uma ideia que parecia estar morte nas telonas ser usada nas telinhas.
Apesar dos pesares, episódios ruins e forçadas de barra, foi um bom ano para Arrow. A saga terminou de forma digna e colocou os personagens onde eles deveriam estar. E que venham os Caçadores!
Veja ainda nossa galeria de Arrow, com imagens do último episódio: