X-Men Gold – Marvel ajusta arte da revista após polêmica envolvendo desenhista!
X-Men Gold – Marvel ajusta arte da revista após polêmica envolvendo desenhista!
Após a demissão do desenhista Ardian Syaf por propagar conteúdo extremista, a Marvel começou a corrigir a arte de X-Men Gold #1!
A mais recente polêmica da Marvel Comics diz respeito à nova revista dos mutantes, X-Men Gold. A primeira edição, ilustrada por Ardian Syaf, continha mensagens implícitas do Alcorão indicando passagens de ódio a cristãos e judeus. Isso fez com que a Marvel pedisse desculpas publicamente e também terminasse seu contrato com Syaf, que só desenhará até a terceira edição da revista.
Agora, para corrigir o problema, a Marvel começou a fazer pequenas alterações na arte de Syaf, para apagar as mensagens e substituir algumas desenhos de explícito extremismo. O 212, referência à data dos protestos contra o governador cristão de Jacarta, foi substituído por um nome qualquer de mercado. O polêmico QS 5:51, que faz referência a uma passagem anti-semita no Corão, foi apagado, juntamente com outra mensagem implícita.
Por fim, foi também modificado um quadro onde vemos o Noturno jogando baseball. Em uma das cenas, o mutante alemão balança o taco e ele acaba ficando na frente do rosto de Kitty Pryde. Muitos interpretaram isso como um personagem alemão batendo em uma personagem judia, como uma referência ao Holocausto.
Confira as artes abaixo, antes e depois das alterações da Marvel. Para entender mais da polêmica, você pode ler aqui e aqui.
X-Men Gold #1 está nas bancas norte-americanas. No Brasil, ainda não há previsão de lançamento.
Fonte: Bleeding Cool