X-Men Gold – Desenhista faz declaração sobre polêmica da revista!
X-Men Gold – Desenhista faz declaração sobre polêmica da revista!
Após criar mensagens anti-semitas espalhadas ao longo da primeira edição de X-Men Gold, o desenhista Ardian Syaf fez uma carta aberta, declarando o fim de sua carreira nos quadrinhos.
Na última semana, a internet esteve em polvorosa devido à polêmica do desenhista indonésio Ardian Syaf, de X-Men Gold #1. Na primeira edição da revista, o artista espalhou pequenas mensagens anti-semitas, como forma de protesto contra o atual governador de Jacarta, Basuki Tjahaja Purnama. Isso causou uma onda de revolta entre os fãs, o que fez com que a Marvel liberasse uma declaração oficial sobre o ocorrido, e removesse as artes de futuras reimpressões da edição.
Além disso, a editora cancelou seu contrato com Ardian Syaf, que não deverá desenhar mais nada além da terceira edição da revista. E depois de tudo isso, foi a vez do próprio Syaf fazer uma carta aberta sobre o fim de sua carreira:
“Olá.
Minha carreira está acabada.
É uma consequência do que eu fiz e eu a aceito.
Por favor, sem mais zombarias, debates ou ódio. Espero que todos estejam em paz.
Nessa última chance, quero falar a vocês o verdadeiro significado por trás do QS5:51 e do 212.
É o número da JUSTIÇA. E o número do AMOR. Meu amor ao Alcorão, ao último profeta, ao mensageiro e a Alá, o Único Deus.
Perdão pelo alarde. Adeus e que Deus abençoe a todos.
Amo a todos.
– Ardian Syaf”
Abaixo, você pode conferir um dos quadros que causou a controvérsia. Nele, vemos Colossus usando uma camisa que faz referência a um dos versículos do Alcorão que dissemina anti-semitismo:
X-Men Gold #1 está nas bancas norte-americanas, mas ainda não há previsão de lançamento no Brasil.
Fonte: The Wrap